Docente da Unicentro lança obra “Revista íntima”

Na última quinta-feira (14), durante o 13º Simpósio de Artes da Unicentro, foi realizado o lançamento da obra “Revista Íntima”, escrita por Afonso Nilson de Souza, docente de licenciatura em Artes da Unicentro. O prefácio foi redigido por Vicente Concilio, ator, diretor e professor da área de Pedagogia do Teatro no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O livro é um texto de teatro, para duas atrizes, com uma narrativa sobre o encarceramento no Brasil. “O enredo se desenvolveu por meio de pesquisas. Como eram as condições dos detentos? Como ocorria uma visita? Quanto tempo as pessoas ficavam? Quais crimes tinham cometido? Por quê as pessoas estão presas?”, relata Afonso. A maioria dessas respostas para estas perguntas vinham de mulheres que tentavam proteger os seus maridos ou de outrem que não aguentava mais sofrer com a violência doméstica e, consequentemente, vir a cometer homicídio. Neste livro em específico, o autor faz uma abordagem diferente, por conduzir a trama entre a mãe de uma detenta e a oficial de justiça.

A relação entre as duas se inicia pela revista íntima, que acontece antes mesmo da mãe poder ver a filha. Uma ação que para muitos é normal, mas também é criticada por ser um procedimento invasivo e humilhante. Ao longo da história, existe um sentimentalismo mútuo entre as duas mulheres, por elas entenderem a dor uma da outra. Existe entre elas um mesmo vínculo, que é a relação entre mãe e filha, vivenciada pela detenta, sua mãe e a oficial de justiça. “E daí tem um desfecho bem surpreendente”, comenta Afonso Souza, que também é dramaturgo, crítico teatral e gestor de cultura.

O simpósio está chegando ao fim e, ao longo de quatro dias, proporcionou para os alunos e comunidade, uma diversidade de oficinas, rodas de conversas, palestras, artistas e professores, criou-se uma integração entre alunos e comunidade. “Levar as ações artísticas para comunidade, abrir as portas da universidade para todos que tenham interesse, é fundamental para que a cidade possa conhecer e valorizar a Unicentro, como também, os artistas locais, as manifestações artísticas que chegam na cidade”, conta Souza.