Docente da Unicentro participa de Conferência Europeia de Economia Evolucionária

O professor Felipe Orsolin Teixeira, do Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro, participou da 35ª Conferência Anual da European Association for Evolutionary Political Economy (EAEPE). O evento híbrido foi realizado em Leeds, na Inglaterra, de 13 a 15 de setembro.

Felipe Orsolin Teixeira, docente do Departamento de Economia da Unicentro (Foto: acervo pessoal).

Na ocasião, de forma online, o docente apresentou o artigo intitulado “Income Distribution and Development: Celso Furtado’s Theory in a Context of Global Economic Changes and its proximity to Neo-Kaleckian literature”- em tradução livre, “Distribuição de renda e desenvolvimento: a teoria de Celso Furtado em um contexto de mudanças econômicas globais e sua proximidade com a literatura  Neo-Kaleckiana”, escrito em coautoria com dois professores de outras universidades – Daniel Coronel (Universidade Federal de Santa Maria) e José Luis Oreiro (Universidade de Brasília).

European Association for Evolutionary Political Economy

A EAEPE teve origem em uma conferência realizada em Grim’s Dyke, Londres, em 29 de Junho de 1988. O principal objetivo da associação é promover abordagens evolutivas, dinâmicas e realistas à teoria e política econômica.

Em vez da teorização excessivamente formalista e muitas vezes vazia da economia ortodoxa, o objetivo é reunir ideias de vários teóricos e tradições teóricas e ajudar a desenvolver uma abordagem mais realista e adequada à teoria e à política atual.

A associação é uma poderosa defensora do pluralismo que abrange diversas perspectivas para interrogar a economia política do mundo real.