Professor da Unicentro é eleito secretário geral do International Congress of Americanists

O professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social (Decs) da Unicentro, é o novo secretário geral do Comitê Permanente do International Congress of Americanists (ICA). Trata-se de uma das mais importantes sociedades acadêmicas do mundo, cujo capital científico iniciou trajetória em 1875, após a primeira edição de ICA em Nancy, na França.

Marcio foi eleito para o cargo durante a assembleia geral da 57ª edição do evento, realizada entre 17 e 21 de julho na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Em quase 150 anos, essa foi apenas a terceira vez da realização do ICA no Brasil, depois do Rio de Janeiro (1922) e São Paulo (1954). “O ICA é muito mais do que um congresso relevante, é um universo de enormes potencialidades em praticamente todos os campos do saber”, comenta Marcio.

A Unicentro liderou o comitê organizador para realizar o 57º ICA, em Foz do Iguaçu.

Em Foz do Iguaçu, a Unicentro liderou um comitê organizador internacional, por meio de ações envolvendo o grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC). Três professores do Departamento de Comunicação Social, André Justus, Francismar Formentão e Sérgio Kulak, integraram o comitê, além dos professores Cléverson Salache e Paulo Syritiuk, do Departamento de Administração, que atuaram em etapas anteriores, coordenando eixos temáticos e grupos de trabalhos, dentre outras atividades.

O grupo organizador representando a Unicentro também contou com a servidora da Pró-Reitoria de Planejamento, Loide Salache, e a egressa do curso de Jornalismo, Jasmine Horst. Além disso, doze estudantes de graduação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda atuaram como monitores. O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, representou o Gabinete da Reitoria na cerimônia de abertura do encontro que, ao longo da semana, reuniu cerca de 3 mil pessoas, presenciais ou online, de mais de 40 países.

A próxima edição do ICA está aprovada para a Universidade de Novi Sad (Sérvia), em 2025, quando o congresso completará 150 anos. Uma das próximas missões da diretoria do Comitê Permanente (CP) é ordenar e publicizar amplamente a memória desse sesquicentenário, sob a liderança do novo presidente do CP, professor Walter Raudales (El Salvador), e do vice-presidente Manuel Alcántara Saenz (Espanha).