XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica reúne pesquisadores de todo o país no Câmpus Cedeteg

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a cidade de Guarapuava foi palco do tão aguardado XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, o SBCG. A Unicentro foi a parceira desta edição do evento promovido pela Associação Brasileira de Climatologia (ABClima). O simpósio bienal não acontecia de maneira presencial desde 2018 e atraiu participantes de todo o país para debater, refletir e compartilhar conhecimentos nas áreas de climatologia e disciplinas relacionadas.

Desde a sua primeira edição, em 1992, o SBCG tem se firmado como um dos principais fóruns de discussão e aprendizado no campo da climatologia geográfica. “O SPCG é um evento que ocorre já há 30 anos e tem por objetivo fomentar o debate, a reflexão, a difusão e a construção do saber em torno da climatologia geográfica e de outras áreas correlatas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão. É um fórum já consolidado nacionalmente na área, mas que sempre vem recebendo convidados de outros países”, conta Aparecido Ribeiro de Andrade, docente do Departamento de Geografia da Unicentro e coordenador do evento.

O tema da edição deste ano foi “Climatologia, crises socioambientais e justiça climática: ações e desafios da sustentabilidade” (Foto: Coorc)

O simpósio reuniu uma ampla gama de participantes. “Neste ano nós tivemos 300 inscritos, das mais diversas classes, professores de ensino superior e básico, professores de institutos de pesquisa, pesquisadores de forma geral, dos mais diversos níveis de formação, técnicos, e destaque para estudantes da graduação e da pós-graduação da Geografia e cursos afins de todo o nosso país”, disse Aparecido, que também é membro da ABClima e foi responsável por submeter a candidatura da Unicentro para receber o evento.

O tema norteador desta edição foi “Climatologia, crises socioambientais e justiça climática: ações e desafios da sustentabilidade”. O programa de atividades incluiu painéis, conferências, minicursos, mesas redondas e trabalhos de campo. “Esse tema surge a partir da necessidade de se refletir sobre o momento em que o mundo se encontra, com crises ambientais, sociais, econômicas e sanitárias, principalmente quando percebemos a complexidade e a indissociabilidade de todas as nações, ou seja, quando temos certeza de que somos um só planeta e de que necessitamos de ações concretas para a vida continuar sendo possível e com qualidade e justiça para todas as espécies que habitam o planeta”, afirma Aparecido.

Para o coordenador, além de abordar temas fundamentais para o entendimento do clima e suas implicações, o XV SBCG também serviu como plataforma de debate e interações que terão um impacto duradouro na compreensão das mudanças climáticas e na formulação de estratégias para lidar com seus efeitos. “Ao longo dos últimos dois anos, vivenciamos um período de incerteza e insegurança, mas que aos poucos vem sendo superado. Assim, a expectativa que temos e que está se consolidando é alinhar e dividir experiências dos diversos pesquisadores, dando a oportunidade de trocas e comunicações acontecerem no mundo pós-pandêmico, que está se recuperando dia a dia”, salienta.