Unicentro e Prefeitura de Guarapuava firmam convênio para promover educação financeira e combater o superendividamento

Nesta segunda-feira (7), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Prefeitura de Guarapuava assinaram um termo de compromisso para a realização dos projetos de extensão “Checkpreço$” e “Acolhimento e Atendimento em Educação Financeira Pessoal”. Executados em conjunto pelo município e pela universidade, as iniciativas visam o acolhimento e atendimento em educação financeira da população de Guarapuava.

O objetivo dos projetos de extensão é realizar o acompanhamento de preços de itens pré-determinados que compõem a cesta básica, além de fornecer educação e planejamento financeiro pessoal. As pessoas que buscarem ajuda receberão acompanhamento, auxílio e mentoria para readequação da situação financeira.

Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a universidade tem um papel fundamental no suporte e desenvolvimento da comunidade. “Mais uma vez, firmamos a parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava neste projeto inédito e inovador, que é o de prestar assistência às pessoas que passam por dificuldade por causa do endividamento. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, daremos andamento a diversas ações que venham ao encontro dos anseios da comunidade. Juntos, vamos desenvolver ferramentas capazes de orientar as pessoas quanto à educação financeira”, disse o reitor.

A assinatura do termo representa um marco para o município e para o Paraná. “Este é um programa inédito de combate ao superendividamento no Paraná. Mais uma vez, saímos na frente com este trabalho de proteção do consumidor e das nossas empresas. Por meio desta parceria com a Unicentro temos a certeza de que vamos ajudar muitas pessoas que passam pela dificuldade do endividamento. Essa parceria reflete nosso compromisso em cuidar de todos da comunidade, fornecendo ferramentas práticas para que cada cidadão possa controlar suas finanças, recuperar a dignidade e construir um futuro seguro”, disse o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Acadêmicos e professores farão o acompanhamento dos indivíduos no planejamento de suas finanças pessoais, visando promover ações de coleta e verificação de preços. Com a participação do Procon, além de atender às demandas das pessoas, o programa atuará junto às empresas que passam por dificuldades. “Esta é uma parceria que tem o intuito de mudar a vida da população, principalmente daqueles consumidores que estão endividados. Com esses dois projetos temos a possibilidade de ajudar muito mais a quem passa por dificuldades. É um trabalho que vai além da orientação. Esta é uma verdadeira mentoria financeira, com indicação correta sobre a consciência de seus gastos. Esta parceria possibilita um acompanhamento periódico das pessoas e, futuramente, das empresas”, explicou a coordenadora dos Procon de Guarapuava e presidente do Fórum dos Procon do Paraná, Luana Esteche.

Com informações e fotos da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Guarapuava.