Fotografias de alunos de Jornalismo estão em exposição na Unicentro

O Hall de Exposições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro está recebendo uma nova exposição. A mostra em exibição até o final desse mês de julho tem como título “Fotojornalismo” e reúne 78 fotografias produzidas no ano letivo de 2022 pelos estudantes do curso de Jornalismo da Unicentro, na disciplina de Fotojornalismo. Segundo o professor Francismar Formentão, orientador da atividade, são reportagens imagéticas, fotodocumentários e ensaios fotográficos que, agora, podem ser conferidos, gratuitamente, pelas comunidades universitárias e em geral. “O jornalismo só se realiza, só se concretiza quando ele é lido. Então, a gente encontrou essa forma para que os trabalhos dos alunos circulem e possam ser lidos pelas pessoas que queiram ler”, explica o docente.

A Helena de Julio Dutra é uma das estudantes que tem um trabalho em exposição. Faz parte da mstra Fotojornallismo a grande-reportagem fotográfica intitulada “De quantos invisíveis se constitui uma sociedade”, que aborda várias formas de marginalização social. “Eu me sinto muito realizada de estar podendo mostrar o meu trabalho ao lado do trabalho dos meus companheiros. Lembrar de como foi a nossa caminhada, como foi a apuração de cada um, como cada um se inspirou nesse processo e como a gente se ajudou e se apoiou. Então, é muito legal ter o trabalho exposto, ainda mais na universidade, onde a gente consegue mostrar para o público os trabalhos que a gente realizou no nosso primeiro ano letivo”, ressalta Helena.

Maria Beatriz Comunello também tem um trabalho exposto na mostra. O fotodocumentário intitulado “Um marco na história” retrata a dor e a saudade de pessoas que perderam alguém próximo por suicidio. “Para quem expõe é muito importante essa atividade de exposição. Para a gente, é importante expor porque a gente pode mostrar o nosso trabalho e também para que a gente possa falar ‘meu Deus, a gente conseguiu, tá pronto e ficou bom’”.

A exposição Fotojornalismo pode ser visitada até o dia 31 de julho. Quem já passou conferir as fotos, como a estudante Natali Cristina dos Santos e o professor Ademir Rempel, gostou do que viu.

Eu achei bem interessante. É a primeira exposição de fotos que eu estou vendo e eu estou achando bem interessante, porque são de jornalistas diferentes e cada um tem uma visão diferente das coisas”, avalia Natalli. Eu fiquei espantado pela qualidade, pela organização, foi uma dedicação muito grande. estou muito feliz de ver a qualidade da Unicentro nesse trabalho”, enfatiza Ademir.