Moradoras de condomínio de idosos de Prudentópolis participam de ação pelo Dia das Mães

Moradoras de condomínio de idosos de Prudentópolis participam de ação pelo Dia das Mães

Entre cafés, conversas e música ao vivo, as moradoras do Condomínio Alberto Roth, em Prudentópolis, aproveitaram uma tarde especial. A ação alusiva ao Dia das Mães foi promovida pelo ‘Projeto Aurora’, que atua no condomínio, oferecendo atividades físicas, recreativas e pedagógicas.  A ação extensionista da Unicentro é mantida com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti, através do Fundo Paraná.

O projeto é coordenado pelo professor Edson Macohon e tem as professoras Maria Angélica Binotto e Sheila Fabiana de Quadros como orientadoras pedagógicas nas áreas de Educação Física e Pedagogia, respectivamente. “Atualmente”, explica Maria Angélica, “o projeto envolve profissionais, professores e alunos da Educação Física e Pedagogia, que trabalham de uma forma interdisciplinar, ou seja, há uma articulação entre as áreas do conhecimento no planejamento, na aplicação e na avaliação das atividades”.

Nas segundas-feiras, os extensionistas trabalham com atividades pedagógicas para os idosos. Juliane Burkovski, que é a profissional recém-formada em Pedagogia envolvida no projeto, conta que eles propõem exercícios cognitivos, atividades para estimular a memória, artesanato, além de levarem em conta os interesses pessoais dos participantes. “Todas essas atividades, a gente pensa para eles socializarem cada vez mais, conversarem uns com os outros. Mas, além disso, tem atividades pensando mais no individual. Por exemplo, tem dois moradores aqui que fazem o EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Então, a gente auxilia nas tarefas, eles trazem algumas demandas”.

Nas quartas-feiras, são realizadas exercícios voltados à parte de alongamento. Já nas sextas-feiras, o projeto atua com jogos, brincadeiras e atendimentos individualizados. A profissional recém-formada em Educação Física Daline Machula enfatiza que o alongamento na terceira idade é importante para prevenir o encurtamento e a atrofia muscular. “A princípio, a gente não sabia a característica física desses idosos. Então, a gente faz todo um trabalho de anamnese, de entrevistas, fazemos visitas domiciliares e, aos pouquinhos, a gente vai conhecendo as necessidades deles. A gente conta com uma média de 12 a 15 participantes. É um número bem bom, teve uma adesão bem boa nessa atividade”.

Além do planejamento semanal, o projeto passou a promover eventos diferentes em datas comemorativas. A ação de Dia das Mães chamou a atenção da dona Cleusa Maria da Silva, de 72 anos. Ela, que é aposentada e mora no condomínio desde fevereiro de 2022, percebeu que o projeto movimentou os moradores. “A gente se vê sempre no condomínio, mas nem sempre todas no mesmo momento, em uma mesma atividade como esta. E você sente a alegria de cada uma. Uma decoração assim, tudo típico de mãe. Mãe é isso, é essa delicadeza, é esse amor”, diz.

Cristiane Lizabeth é uma das primeiras moradoras do condomínio e salienta a importância do projeto não só nos eventos comemorativos, como também no trabalho semanal. “Alguns moradores não gostam de sair de casa, algumas moradoras chegaram aqui com depressão bem agravada. O projeto conseguiu fazer elas virem para o salão de festa fazer as atividades. Está se tornando algo muito bom”, defende.

O condomínio Alberto Roth faz parte do Programa Casa Fácil, um empreendimento do governo estadual que é mantido pela Companhia de Habitação do Paraná, a Cohapar. São 40 casas projetadas para idosos, acima de 60 anos, que morem sozinhos ou em casal, e que tenham renda de até seis salários mínimos. A prioridade de atendimento é dada para aqueles que residem em áreas de risco ou insalubres, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para a diretora municipal de Habitação de Prudentópolis, Jane Diniz Poli, o projeto da Unicentro representa uma soma de esforços para promover o cuidado e o bem-estar desses idosos. “Esse projeto veio a somar com as atividades diárias que são desenvolvidas aqui. A gente percebe nos idosos a evolução deles com as atividades de educação física e pedagógicas. Então, para nós, é extremamente prazeroso tê-los aqui conosco”, afirma. 

O projeto Aurora tem previsão de duração de dois anos. Para a professora Sheila, a expectativa é que ele se torne um projeto permanente e, ainda, que seja ampliado. “O idoso preconiza um dos sujeitos sociais com amplitude de direitos. Então, acreditamos que esse projeto possa ser ampliado para outras áreas profissionais também”, finaliza.

Deixe um comentário