Atlas Eleitoral desenvolvido pela Unicentro é apresentado em sessão do TRE Paraná

Atlas Eleitoral desenvolvido pela Unicentro é apresentado em sessão do TRE Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) realizou uma sessão solene para marcar o lançamento do “Atlas Eleitoral do Paraná – Eleições Presidenciais no Estado de 1945 a 1998” um trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Unicentro – através do Departamento e do Programa de Geografia, o próprio TRE e a revista Paraná Eleitoral, que, recentemente, mudou o nome para Revista de Direito e Ciência Política. Como o próprio título sugere, o Atlas conta a história das eleições presidenciais no estado do Paraná dos anos 1940 até a última eleição antes da virada do milênio.

Para a elaboração do Atlas Eleitoral do Paraná, os pesquisadores da Unicentro – liderados pela professora Márcia da Silva – utilizam os dados fornecidos pelo próprio TRE para a elaboração dos mapas, dos gráficos e das análises. “Nós fazemos comparações entre candidatos, entre o processo de urbanização, desenvolvimento econômico, alfabetização. Enfim, dados sócio-econômico-culturais, que indicam uma determinada explicação para que aquele resultado eleitoral tivesse ocorrido”, explica a professora Marcia.

Já a parceria com a revista, permitiu que o trabalho fosse além do atlas, especificamente, ampliando o trabalho com a produção de artigos, que são publicados em dossiês temáticos do periódico, como o lançando nesse mês, que tem como tema a votação dos paranaenses nas eleições presidenciais. “Ele passou a ser um conjunto de artigos, nos quais esses artigos trazem as espacializações das eleições paranaenses por ano”, detalha a docente da Unicentro.

O livro está disponível para leitura online e gratuita no acervo da biblioteca da revista Paraná Eleitoral.

Deixe um comentário