Músicas de diversos estilos recepcionaram estudantes e professores do câmpus Santa Cruz

Como forma de recepcionar os alunos e professores do câmpus Santa Cruz da Unicentro para o ano letivo de 2023, a Orquestra Filarmônica Lobo Guará realizou uma apresentação musical na primeira semana de atividades acadêmicas. O espetáculo musical, segundo o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, teve como principal objetivo mostrar aos alunos que a universidade oferece um mundo de oportunidades para além dos conteúdos de sala de aula. “É muito mais do que somente as atividades que estão na sala de aula, mas também a pesquisa, a extensão e a cultura. Então, hoje, é uma recepção da área da cultura, para mostrar ao estudante que tem interesse, que a Unicentro tem, também, várias ações voltadas a essa área, que tanto nos orgulha”, disse.

O mesmo raciocínio também foi apresentado pela professora Christine Vargas Lima, que é diretora do câmpus Santa Cruz. “O conhecimento não se dá somente em teoria, se dá através de sons e dons. Trazer a música, porque a música ela atinge todos os movimentos, todos os gêneros e isso é importante”.

Outra finalidade da apresentação da orquestra foi, de acordo com a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira, recepcionar os novos alunos com um espetáculo direcionado especificamente a eles. “A orquestra é um sonho realizado da Diretoria de Cultura, que teve o apoio da reitoria e da vice-reitoria. Nós pensamos em abrir o ano letivo com um primeiro espetáculo direcionado diretamente para os alunos. Então, é uma forma de recepcioná-los”, avaliou a docente.

A recepção aos alunos e professores contou com músicas de diferentes estilos, para agradar a todos os gostos. “A gente pensou em um repertório mais para os jovens. A gente sempre pensa em fazer uma clássica, uma gaúcha, uma sertaneja para poder atender todo o público. Porque, às vezes, um gosta de uma coisa e outro já não gosta. Então, a gente tenta usar tudo o que a gente pode para atender a todos”, completou o maestro da orquestra, Edilson Santos.

As músicas apresentadas pela Orquestra encantaram a estudante Vanessa Aparecida dos Santos e a professora Neide Garcia Pinheiro. “Eu achei bem interessante que eles estão colocando músicas atuais”, falou a primeira. “É um evento maravilhoso. Ele reflete a nossa cultura, a cultura da cidade e, principalmente, a importância da cultura na universidade. Traz alegria para a universidade e eu acho que universidade é isso, é essa movimentação, é o encontro dos estudantes”, avaliou a docente.