“Ação e emoção” engloba conjunto de atividades culturais e segue até 31 de maio

Celebrar a arte, a cultura e a história de Guarapuava. Esses são os objetivos da “Ação e Emoção” – um conjunto de atividades culturais promovido, em parceria, pela Alac, que é a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava; pela Diretoria de Cultura da Unicentro; e pelo IHG, que é o Instituto Histórico de Guarapuava. Uma das ações da “Ação e Emoção” é uma exposição de obras de arte, de fotografias, de objetos e mapas que representam a história de Guarapuava. A mostra é gratuita, aberta ao público em geral e pode ser conferida até o dia 31 de maio, no Centro de Exposições do câmpus Santa Cruz da Unicentro. “Os acadêmicos vão poder vir aqui e ver toda essa rica história de Guarapuava”, celebra a servidora da Dirc, Elizabete Lustosa.

Com a exposição, explica a presidente da Alac e professora aposentada da Unicentro, Maria Magdalena Nerone, se espera valorizar a história de Guarapuava a partir de manifestações artístico-culturais. “A cultura é um modo de agir na sociedade. Os espaços culturais, os novos olhares sobre a sociedade precisam ser exercitados. Porque o belo, a música, a poesia, a arte, são o tempero da vida. Sem eles, a vida ficaria insípida, ressecada. Então, hoje, há um aroma de cultura, há um bem estar no ar, porque a arte expressa o belo, o divino e isso faz com que o homem se humanize”, avalia.

Simultaneamente, a mostra, segundo o  presidente do Instituto Histórico de Guarapuava, José Marcondes, também possibilita que a comunidade conheça os trabalhos realizados pelo IHG e pela Alac. “Podemos trazer para a comunidade aquilo que nós temos e aquilo que nós fazemos. É importante que a comunidade nos conheça e que nos visite – essa é a ideia que nós temos a partir dessa mostra, que nós possamos abrir mais as portas para a comunidade, para que todo mundo possa conhecer, se aprofundar, gostar e amar Guarapuava”.

“Ação e Emoção” contempla várias apresentações culturais, no Centro de Exposição do Câmpus Santa Cruz (Foto: Coorc)

Além da exposição, o “Ação e Emoção” também tem em sua programação apresentações artístico-culturais. No próximo dia 22, a comunidade pode acompanhar, a partir das 18h, um show de ritmos brasileiros. No dia 24, a cantora Liz Maia se apresenta a partir das 19h. Já no dia 26 é a vez da professora de música Márcia Rickli e seus alunos, também as 19h. Encerrando as atividades, no dia 30, a apresentação é do Coral Opus III, às 18h. Todas as apresentações são gratuitas e são realizadas no Centro de Exposições do câmpus Santa Cruz.

Quem já acompanhou as atividades até aqui, como a Iara Rodrigues e a Débora Jorgensen, se emocionou. “Achei maravilhosa! A história de Guarapuava me emocionou bastante, muito bonito”, disse a primeira. “Achei sensacional! Eu sou guarapuavana e tenho muito orgulho de estar sempre presente em várias oportunidades em que a história de Guarapuava,  o povo guarapuavano vive sua cultura e traz cultura para nós”, acrescenta a segunda.