Evento oficializa construção da nova Clínica-Escola de Psicologia da Unicentro

Evento oficializa construção da nova Clínica-Escola de Psicologia da Unicentro

A concretização de um sonho antigo. Foi assim que muitos definiram a construção do novo prédio da Clínica-Escola de Psicologia. Autoridades, professores, funcionários e alunos da Unicentro compareceram, nesta quinta-feira (18), na cerimônia de descerramento da placa da pedra fundamental da obra, realizada no câmpus Irati. O evento oficializa a construção que já foi iniciada em fevereiro deste ano e que tem previsão de término em março de 2024. 

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, lembrou que desde quando o curso foi criado, nos anos 2000, sempre foi um desejo a implementação de uma estrutura própria para atender à comunidade e para a formação dos futuros psicólogos. Agora, segundo o reitor, isso se torna possível com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Em uma parceria entre elas, nós conseguimos realizar esse sonho da nossa clínica. É uma clínica de porte médio, é uma obra de qualidade e tenho certeza que nossos estudantes sairão ainda mais bem preparados para o mercado de trabalho, para atuar junto à comunidade”, pontua o professor Fábio.

A história que antecede a construção da nova clínica também foi relembrada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona. Ele que contou que era diretor do Câmpus de Irati quando o curso foi implementado, em 2002. “Agora – também na condição de secretário de Estado, em que a gente pode de alguma forma contribuir com os recursos necessários, viabilizando junto com o secretário Beto Preto para que esta obra pudesse acontecer – é mais um momento que nos orgulha, o de poder fazer parte desta construção histórica”. O secretário também assumiu o compromisso de viabilizar os equipamentos para o funcionamento da clínica. “(Solicitamos) Que o projeto dos equipamentos necessários seja apresentado ainda este ano para que, ano que vem, quando a clínica estiver pronta, todos os equipamentos já estejam comprados e aptos a serem instalados”, enfatizou.

Quase R$ 2,5 milhões foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde para a edificação do imóvel. Investimento que, de acordo com o secretário da pasta, Beto Preto, traz resultados diretos graças ao trabalho que a Unicentro faz junto à população. “A Unicentro é uma universidade pública de muito relevo. Tudo que ela pega para fazer, ela enfrenta e constrói soluções em desafios que, muitas vezes, eram insuperáveis. E o que for investido aqui se reverte em ações para comunidade. Você implementar mais cursos, fortalecer os cursos existentes é formar mão de obra, formar os profissionais do futuro do Paraná. Por isso que essa importante universidade sempre está nos nossos planejamentos de investimentos”, afirma o secretário. 

Obra terá 800 e está sendo construído com recursos da Sesa e da Seti (Foto: Coorc)

O projeto prevê mais de 800m² de área construída, com 11 boxes para atendimentos, seis salas de aula, uma sala de reuniões, além de outros cômodos. Coordenador de Engenharia e Arquitetura da Unicentro, Luis Carlos Ratuchne explicou que, até agora, cerca de 12% do projeto foi executado. Ele ressaltou ainda que foi possível obter um custo menor no processo licitatório do que havia sido estimado anteriormente. “Nós iniciamos o processo de licitação no ano passado, no mês de novembro, que ocorreu a abertura das propostas e nós tivemos uma economia de, aproximadamente, 10% do valor nesse processo”, observou.

A Diretora do Setor de Ciências da Saúde do Câmpus Irati, professora Kátia Alexsandra dos Santos, destaca que a clínica é um espaço privilegiado de formação dos acadêmicos, mas principalmente de atendimento à comunidade. Segundo ela, a nova construção permitirá um incremento desse trabalho, já que o prédio atual é dividido com a Clínica de Fonoaudiologia. “Vai ampliar bastante as possibilidades de desenvolvimento de outras atividades que, às vezes, ficam represadas por conta de espaço – como atividade de grupos, de trabalho com a população em geral. Porque nas clínicas não são feitos só os atendimentos vinculados aos estágios, mas também atendimentos vinculados a projetos de extensão e as diversas ações que o setor tem”.  

O coordenador da Clínica-Escola de Psicologia, professor Gustavo Zambenedetti, complementou, afirmando que há uma série de serviços que são prestados diretamente no local, mas que ele também é um espaço importante porque concentra o gerenciamento de atividades de estágio que são feitas pelos alunos também fora da universidade. “A gente faz atendimento direto à população oferecendo ações de aconselhamento psicológico, psicoterapia, grupos em saúde ou grupos de apoio, que geralmente são temáticos e são lançados conforme uma demanda específica em cada em cada época. A média hoje na clínica-escola é de 1.000 atendimentos por ano. Mas também tem essa dupla função de, ao mesmo tempo, gerenciar as atividades que são feitas [externamente] em outros serviços: saúde, educação, assistência social…”.

A diretora do câmpus de Irati, professora Andrea Nogueira Dias, ressalta que essa e outras obras que estão sendo implementadas reforçam a função social da universidade. “Ter uma clínica dentro do nosso câmpus, com estrutura para atendimento da comunidade interna e, principalmente, da comunidade externa, como já vem acontecendo há alguns anos, só vai fazer com que a nossa área da saúde cresça e alcance cada vez mais visibilidade”, avaliou Andrea. 

O trabalho da Unicentro junto à população mais vulnerável também foi enfatizado pelo vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas. Para ele, esse é um serviço fundamental em especial no contexto pós-pandemia. “Hoje em dia nós vivemos um momento muito complexo no que diz respeito à saúde mental e tenho convicção que essa clínica de psicologia, junto com os professores, os estudantes, ou seja, toda a comunidade  universitária, vai ter muito sucesso e vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas”. 

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, foi um dos que celebrou os serviços prestados pela universidade à população da região, além de apontar a universidade como um vetor de desenvolvimento regional. “A Unicentro em Irati foi um divisor de águas para o crescimento de toda a cidade. Todo ano a gente tem vindo aqui inaugurar obras, novos prédios, uma estrutura fantástica na área de ensino e, para nós, é muito importante isso ”, salientou o gestor municipal.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri, também esteve presente no evento e frisou a importância de investir na área da psicologia. “São profissionais capacitados, técnicos, que nos ajudam em todos os momentos. A presença do profissional de psicologia é muito importante e nós temos que incentivar a contratação de mais profissionais em todos os setores e fortalecer os cursos de psicologia”.

Deixe um comentário