Inscrições para o Paraná Fala Espanhol seguem abertas até dia 26

Estudantes, agentes universitários e docentes da Unicentro ainda podem se inscrever nos cursos promovidos pelo Programa Paraná Fala Espanhol. São três modalidades ofertadas neste semestre – “Espanhol Iniciante nível A1”; “Preparação para exames de proficiência em língua espanhola” e “Espanhol Acadêmico: Leitura e produção de textos”. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de maio.

A coordenadora do PFE na Unicentro, professora Marcela Lopes, ressalta que os cursos são inteiramente gratuitos e visam o fortalecimento da internacionalização da comunidade universitária. “O objetivo é viabilizar a utilização da língua espanhola em contextos acadêmicos e para fins específicos. Esses cursos contribuirão para potencializar as publicações em revistas de alto impacto internacional, além de preparar a comunidade acadêmica para cooperações internacionais no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão”.

As aulas na língua espanhola são a mais recente adição ao Programa Paraná Fala Idiomas (PFI), mantido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), e que também oferta cursos de inglês e francês em todas as universidades estaduais. O fomento ao ensino e à capacitação de mais uma língua estrangeira é exaltado pela coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke. “Com a oferta da língua espanhola, a Unicentro concretiza ainda mais o seu processo de ampliação da política linguística institucional. Estamos muito esperançosos de que os cursos trarão a competência linguística desejada a toda comunidade que participa e, por meio desse aprendizado, fortalecerão as parcerias com nossos vizinhos da América Latina e os convênios que temos”, afirma.

Os cursos têm carga horária de 60 horas e serão presenciais nos câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, e de Irati. A modalidade “Espanhol Iniciante”, como explica a professora Marcela, pretende introduzir as capacidades linguísticas do idioma. “Contemplando aspectos culturais da língua espanhola de modo que sejam capazes de ler, ouvir, escrever e falar no nível inicial”. As aulas serão nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30.

As outras duas modalidades terão aulas nas terças e quintas-feiras. Pela manhã, das 9h às 11h, a de “Preparação para exames de proficiência” será voltada à compreensão textual, estratégias de leitura e análise da estrutura de textos acadêmicos. Já o “Espanhol Acadêmico” visa o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita a nível básico na língua espanhola. “Por meio também de abordagem intercultural, práticas discursivas voltadas para aprendizagem de aspectos linguísticos, pragmáticos e socioculturais da língua”, complementa Marcela. As aulas serão das 17h30 às 19h30.

As aulas iniciam no dia 29 de maio. Os interessados podem se inscrever via formulário digital. Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail pfe@unicentro.br.