Inscrições para orientadores de iniciação científica terminam segunda-feira

A Unicentro está com inscrições abertas para quatro programas institucionais de iniciação científica e tecnológica – o Proic (Programa Institucional de Iniciação Científica); o Proit (Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); o Pibis (Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária); e o Pibic-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio). Os servidores da Unicentro interessados em orientar pesquisas pelo Proic, Proiti e Pibis têm até o próximo dia 15 para se inscreverem. Já o prazo para o Pibic-EM termina no dia 31 de maio.

Para ser orientador de iniciação científica e tecnológica é preciso ser servidor efetivo da universidade – docente ou técnico, e ser mestre ou doutor. “Precisa pertencer a um grupo de pesquisa, estar cadastrado na Dirpes com projeto de pesquisa PQ-C, PQ-I ou PQ-F, que são projetos financiados e ter a disponibilidade de estar orientando”, complementa o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha.

A inscrição, em qualquer um dos programas, deve ser feita pelo candidato a orientador. Depois de atualizar o Currículo Lattes, o professor ou agente universitário deve fazer a inscrição pelo SGU, que é o Sistema de Gestão Universitária. Somente na segunda etapa do processo de inscrição, que tem um prazo maior – até 16 de junho, é que o orientador apensa à inscrição o projeto de pesquisa e o plano de atividades. É nesse momento também que é feita a indicação do estudante, que vai desenvolver a pesquisa de IC.

Estudante do curso de Letras, em Irati, Ana Flávia Martins participou do Programa de Iniciação Científica quando ainda era estudante do ensino médio. Como aluna do ensino superior, ela é uma defensora dos programas de IC. “Quem pensa em fazer uma faculdade e entra no Pibic já vai conhecer como é a vida acadêmica, entra em contato com docentes, aprende sobre pesquisa, que é uma coisa que você vai utilizar em qualquer curso que for fazer”.

A Ana Flávia foi orientada pelo professor Edson Silva Santos, que também é um entusistas as ações de iniciação científica, participando do programa voltado para o Ensino Médio desde a sua primeira edição. “Eu acho maravilhoso. Tenho resultados muito felizes nesse sentido. É uma oportunidade muito boa e importante para a nossa universidade porque os alunos do ensino básico ficam conhecendo a nossa universidade e os nossos projetos”, diz.

Todas as informações sobre os programas de iniciação científica e tecnológica e os detalhes do processo de inscrição estão disponíveis em editais que podem ser acessados pelo endereço www.unicentro.br/propesp.