Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada completa 10 anos da primeira defesa de doutorado

Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada completa 10 anos da primeira defesa de doutorado

Há 10 anos, em 2013, era defendida a primeira tese desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Unicentro. A banca foi realizada exatamente quatro anos depois do início da oferta do curso de doutorado e, segundo o coordenador do PPGQA, professor Fauze Jacó Anaissi, representou a possibilidade dos pesquisadores completarem a formação em Química na Unicentro, cursando graduação, mestrado e doutorado na instituição. E, de lá para cá, foram muitos os pesquisadores formados. “Desde 2013, nós temos uma média de cinco a seis defesas de doutorado por ano e de dez a doze defesas de mestrado”, completa o docente.

No total, o Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada formou 170 mestres e 72 doutores. Inicialmente, o PPGQA era ofertado em associação, pela Unicentro, com as universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Ponta Grossa (UEPG). Mas, desde 2021, a instituição conta com um programa próprio. “Em 2019 foi montado um projeto de doutorado só da Unicentro, que teve seu início em 2021. Então, no ano que vem nós devemos ter as primeiras defesas do doutorado e, ao mesmo tempo, deve encerrar o doutorado associado”, diz Fauze. 

De acordo com o coordenador, o Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada se consolidou, ano ano, desde a sua criação. “A universidade, assim como o Departamento de Química, teve uma evolução muito grande em termos de espaços físicos para o desenvolvimento dos projetos, aquisição de equipamentos e estruturação”. 

Atualmente, o PPGQA conta com 20 professores-orientadores, 17 estudantes de mestrado e 19 de doutorado, que desenvolvem suas pesquisas em quatro linhas de pesquisa – Metodologias Analíticas, Produtos Naturais, Eletroquímica e Sensores, e Materiais Funcionalizados.

Deixe um comentário