Mesa-redonda vai discutir assédio no ambiente universitário, nessa quarta (12)

“A importância da atuação em rede na prevenção à violência de gênero” é o tema de uma mesa-redonda que vai ser realizada pela Unicentro, nessa quarta-feira (12), a partir das 19h30, no Auditório Francisco Contini, que fica no Câmpus Santa Cruz. A atividade é uma promoção da Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante e tem como como objetivo apresentar para a comunidade universitária os membros da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência de Gênero da Unicentro, e marca o início dos trabalhos do grupo.

A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência de Gênero foi instituída pela Reitoria da Unicentro e é composta por onze membros, entre representes discentes, docentes e dos agentes dos três câmpus universitários. Segundo a coordenadora de Apoio ao Estudante da Unicentro, professora Maria Regiane Trincaus, a comissão visa combater toda forma de assédio e preconceito que possa ocorrer no ambiente universitário. A ideia é que o grupo, além do trabalho de prevenção, também faça o acolhimento e acompanhamento das vítimas de violência de gênero. “A intenção é começar um processo, realmente, de prevenção, de conscientização das pessoas de que isso não é um ato legal. Não só legal em termos de lei, mas legal em termos de relacionamento, de respeito”, explica.

A mesa-redonda “A importância da atuação em rede na prevenção à violência de gênero” contará com a participação das advogadas Juliana Praisner e Danieli Nezi, que é presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Guarapuava. “As duas vão começar um debate da importância desse processo de prevenção ao assédio, à violência de gênero dentro da instituição, para que a gente comece, efetivamente, os trabalhos (da Comissão) de uma forma mais intensa a partir de maio”, reforça Regiane.

A comunidade universitária e a população em geral são convidadas a participar presencialmente. Outra opção é acompanhar o debate de forma on-line, pelo canal da Unicentro, no YouTube.