Unicentro é contemplada com 20 novas bolsas de pós-graduação do CNPq

A Unicentro foi contemplada com 20 novas bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. São 10 bolsas de mestrado e 10 de doutorado, aprovadas em chamada pública do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação do órgão. O edital faz parte de uma iniciativa piloto de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação e destina recursos por meio dos Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação apresentados pelas instituições.

O CNPq”, detalha o pró-reitor de Pesquisa da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, “agora está adotando a estratégia de atribuir essas bolsas não como cotas fixas dos programas de pós-graduação, mas concedendo, então, bolsas vinculadas a projetos temáticos estratégicos. A universidade elegeu alguns temas, apresentou o projeto, foi avaliada e foi contemplada com 20 bolsas – o máximo do que poderia ser solicitado nessa modalidade”, enfatiza.

Por isso, como explica o pró-reitor, as pesquisas que serão beneficiadas na Unicentro devem ser relacionadas às temáticas que foram aprovadas junto ao órgão de fomento: Bioeconomia, Materiais Avançados, Energias Renováveis e Tecnologias Sociais. “Essas bolsas serão distribuídas dentro dos programas de pós-graduação que tiverem aderência a esses temas e que participaram da elaboração do projeto. Será aberto edital para concorrência interna, e os mestrandos e doutorandos que vão ingressar ou que estão nos anos iniciais dos programas poderão concorrer a essas bolsas, desde que o seu trabalho de dissertação e de tese seja vinculado a um desses temas específicos e a orientadores que desenvolvem o seus projetos nessas áreas”, reforça o docente.

Com a aprovação na última chamada pública, a Unicentro mais que dobrou o número de bolsas concedidas pelo CNPq aos pós-graduandos da universidade, passando de 15 para 35.  O professor Marcos destaca que a ampliação da oferta e o reajuste dos auxílios, que neste ano subiram 40% para o mestrado e doutorado,  são fundamentais para o trabalho dos bolsistas. “Permitem que os estudantes possam desenvolver seus trabalhos com mais tranquilidade e qualidade, com uma permanência maior na universidade, desenvolvendo projetos que nós julgamos de importância”, finaliza.