Reitor da Unicentro participa de reunião com secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, e os gestores das demais instituições estaduais de ensino superior do Paraná – Alexandre Almeida Webber (Unioeste), Fábio Antônio Néia Martini (Uenp), Leandro Vanalli (UEM), Marta Gimenez Favaro (UEL), Miguel Sanches Neto (UEPG), Salete Machado Sirino (Unespar) – participaram de uma reunião com a secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte. O encontro foi uma iniciativa da secretária e teve mediação do secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.

“A ideia”, explica o reitor Fábio, “foi que as universidade apresentassem seus projetos, suas ações voltadas à mulher, ao feminicídio, ao combate à violência de gênero, também quais ações estamos desenvolvendo em relação à igualdade racial, aos direitos humanos. E as universidades mostraram que estão engajadas com as temáticas abordadas pela Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial”.

Na reunião, cada reitor foi convidado a relatar, rapidamente, suas principais ações voltadas para as duas frentes de ação da Secretaria – políticas públicas para mulheres e de igualdade racial. “Abordamos as várias ações que temos junto à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava. Por exemplo, comentamos sobre o projeto Florescer, que trabalha no sentido de evitar a violência doméstica contra a mulher, trabalhando com as crianças, desde o ensino básico; sobre os projetos do Neddij (Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Numape (Núcleo Maria da Penha); sobre as campanhas que são desenvolvidas pelo Departamento de Enfermagem”, sintetiza Fábio.

Segundo o reitor da Unicentro, a secretária Leandre se dispôs a pleitear, em conjunto com as universidades, mais apoio para a continuidade, o fortalecimento e a ampliação de projetos voltados à mulher e ao negro. Para isso, solicitou mais informações sobre as ações. Inicialmente, as Pró-Reitorias de Extensão serão o elo entre a Secretaria e as universidades. Depois, será criado um comitê para discutir políticas públicas voltadas à mulher e à igualdade racial.

Os gestores da universidades estaduais paranaenses aproveitaram a reunião para abordar algumas das dificuldades que enfrentam no que diz respeito à gênero e raça do dia a dia das instituições. No caso da Unicentro, aponta Fábio, “comentamos sobre as dificuldades que, principalmente, nossas estudantes mães têm em relação a deixar seus filhos em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), pois não temos nenhum CMEI dentro da universidade. Também falamos sobre a importância de termos um programa de bolsas voltado a essas mamães estudantes”.