Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Câmpus Irati estabelece parceria com Observatório Social

Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Câmpus Irati estabelece parceria com Observatório Social

Associar o conhecimento acadêmico a ações pela transparência e qualidade na aplicação de recursos públicos. Com esse intuito, o Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Câmpus Irati da Unicentro (Sesa/I) fechou uma parceria para dar suporte ao trabalho da unidade do Observatório Social na cidade. Desde 2012 no município, a entidade integra a Rede do Observatório Social do Brasil, presente em mais de 140 localidades e que tem entre seus objetivos fiscalizar e monitorar as contas públicas e promover atitudes cidadãs.  

O presidente do Observatório Social de Irati, Gerson Musial conta que a entidade buscou o apoio da Unicentro para ampliar a sua capacidade de atuação, em especial por meio da produção de dados que auxiliem nesse trabalho. “A universidade é a inteligência. Nós temos que usar essa inteligência em benefício do povo. Aqui tem múltiplas informações, muitos setores. Então, esse convênio é importantíssimo.  Uma das nossas dificuldades é que nós não temos um índice de comparação de gestão. ‘Será que Irati está evoluindo bem ou está indo mal?’ Não sabemos. Então, nós precisamos dessa inteligência para nos ajudar a criar índices, informações para que a população consiga saber se nós estamos no caminho certo como cidade”, enfatiza Gerson. 

Responsável por coordenar as atividades da parceria, a professora do Departamento de Administração Raquel Dorigan de Matos explica que serão realizadas diferentes ações envolvendo os cursos do Setor. A primeira delas foi uma palestra para a comunidade acadêmica, no dia 16 de março, no Auditório Denise Stoklos. Na ocasião, foi apresentada uma prestação de contas do último ano do Observatório, como os dados levantados no monitoramento dos gastos públicos junto aos poderes legislativo e executivo do município. 

Na segunda etapa, nós devemos desenvolver outras ações. Os nossos alunos, também como atividade de extensão do curso de Ciências Contábeis, vão trabalhar com a análise contábil das licitações e do Plano Plurianual do município. E o curso de Administração vai trabalhar com a divulgação e com acompanhamento das atividades do Observatório. Dessa forma, nós fazemos uma integração do nosso Setor de Sociais Aplicadas, colocamos a sociedade junto da universidade e a universidade mais perto do cidadão, promovendo a nossa função social como uma instituição pública”, complementa Raquel. 

O diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, professor Edélcio Stroparo, destaca a relevância de promover a eficiência e a transparência nos gastos públicos. Ele também ressalta que o convênio já garantiu o acesso dos acadêmicos da Unicentro ao banco de dados do Observatório, o que colabora diretamente com as pesquisas que estão em andamento nos cursos, além de outras atividades que estão sendo planejadas em conjunto. “É uma parceria bastante importante tanto do ponto de vista do Observatório, quanto do ponto de vista dos nossos professores e dos nossos alunos. E acho que isso traz ganhos, inclusive, para os municípios, porque a partir desse trabalho, provavelmente, poderemos indicar alguns caminhos de boa gestão pública e que, uma vez trilhados, poderão gerar maior eficiência ao serviço público”. 

Deixe um comentário