Santa Cruz terá dia de testagem rápida para detecção de infecções sexualmente transmissíveis

O mês de março, dedicado à mulher, termina com a realização de testagem de infecções sexualmente transmissíveis, no câmpus Santa Cruz. Qualquer membro da comunidade universitária poderá fazer os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatite dos tipos B e C, entre 17h e 21h, na Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante.

A campanha “Março: Saúde para as pessoas – Previna-se e ajude a prevenir” é uma iniciativa conjunta da Coorae; do SAE, que é o Serviço de Atendimento Especializado de Guarapuava; e do projeto de extensão Ativa Prosseg, vinculado ao Departamento de Enfermagem. Os testes serão aplicados pelos estudantes de Enfermagem, sob orientação dos professores do curso.

Segundo uma das coordenadoras da ação extensionista, professora Kátia Pereira de Borba, esse tipo de ação é fundamental para controlar a disseminação de doenças e infecções que podem ser prevenidas com o uso de preservativo. “Se a pessoa fizer o teste e constatar que não tem infecção, é muito provável que a mesma passará a ter mais prudência quanto às suas práticas sexuais desprotegidas. Em contrapartida, a detecção de alguma infecção sexual na pessoa pode contribuir no controle de disseminação dessa infecção, visto que a pessoa infectada será encaminhada, o mais breve possível, para o serviço de assistência especializada, onde será encaminhada para tratamento e acompanhamento”.

Para fazer os testes rápidos não é necessário agendamento prévio. Todos os exames são gratuitos. Como ação complementar, haverá distribuição de preservativos.