Rotinas institucionais são apresentadas aos novos chefes e vice-chefes de departamentos pedagógicos

A reitoria da Unicentro, através da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, promove, neste mês de março, o Encontro sobre Rotinas Institucionais 2023. A proposta, como explica o pró-reitor de RH, Robson Ferras, é voltada aos chefes e vice-chefes dos departamentos pedagógicos eleitos para o biênio 2023/2024, e para os agentes universitários que atuam nas secretarias departamentais tanto dos cursos lotados nos câmpus de Guarapuava – Santa Cruz e Cedeteg – quanto no câmpus de Irati. “O propósito desse encontro é ofertar para as chefias de departamento e diretores de setores que estão assumindo agora a nova gestão, um evento em que se debatam temas tratados por essas unidades e que são de interesse das chefias que estão assumindo”.

O Encontro de Rotinas Institucionais é dividido em seis encontros. Em cada data, um ou mais órgãos da universidade, como pró-reitorias e coordenadorias, apresenta temas recorrentes ao dia a dia – tanto administrativo, quanto pedagógico – dos departamentos. Entre os pontos abordados, por exemplo, pela Pró-reitoria de Recursos Humanos estão a legislação estadual e os regulamentos institucionais. “Vamos tratar também sobre a questão de concurso público, teste seletivo, mecanismos de carreira de um modo geral – promoções e progressões. Então, são temáticas que passam por todas as áreas da pró-reitoria –  desde admissão, vida funcional, até o desligamento – e que são de interesse dos departamento”, pontua Robson.

A Pró-Reitoria de Ensino também integra a programação de encontros. Segundo a pró-reitora Karina Worm Beckmann, o trabalho das chefias de departamento e das direções de setor precisa estar alinhado com as ações institucionais de ensino e vice-versa. “Vejo esse encontro de Rotinas Institucionais como um momento muito importante para poder alinhar ações, comentar sobre tramitação de alguns processos, alguns procedimentos que são adotados no âmbito do ensino em conjunto com as chefias departamentais”, esclarece a docente.

Pró-reitorias, como a de Ensino, apresentam para os chefes e vices informações que ajudam, no dia a dia, na gestão dos departamentos pedagógicos (Foto: Coorc)

A professora Angélica Rocha de Freitas Melhem, que assumiu a vice-chefia do Departamento de Nutrição, ressalta a importância do encontro como oportunidade para entender os diversos processos relacionados à administração departamental. “A partir desses esclarecimentos, a gente consegue ter um entendimento de, pelo menos, qual é o caminho, o ponto de partida para algumas situações e a quem recorrer também”, avalia.

A professora Elisa Ferreira Roseira Leonardi iniciou o segundo mandato na vice-chefia do Departamento de Comunicação Social. Para ela, mesmo já conhecendo os trâmites departamentais, o encontro possibilita atualizar as informações em relação às rotinas institucionais. “É importante porque sempre têm coisas novas, sempre têm mudanças e a gente sempre precisa saber dessas atualizações ou, até mesmo, alguma coisa que a gente não aprendeu na chefia anterior, a gente vai aprender agora”, defende Elisa.