Unicentro tem representantes no Banquetaço de Guarapuava

Importante política pública, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi extinto por medida provisória no ano de 2019. Quatro ano depois, foi reativado, no mês de fevereiro, pelo governo federal. Ação que foi comemorada em todo o país com a realização de “banquetaços”, com o objetivo de destacar a importância do Conselho e demonstrar porque a segurança alimentar deve ser uma prioridade das gestões públicas.

Presidenta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a professora Paula Chuproski Saldan, do Departamento de Nutrição e da Incubadora Social da Unicentro, lembra que o Brasil havia saído do Mapa da Fome das Nações Unidas, em 2014. “Isso foi muito por um papel do Consea. Com a extinção (do Conselho) e tudo que aconteceu no enfraquecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no país e no estado, foi muito sentido no município, a população padeceu muito e a gente retornou ao mapa da fome”.

O banquetaço ocorreu no Brasil inteiro, em algumas cidades, inclusive, com distribuição de alimentos para a população. “A gente acredita que a retomada do Consea vai impulsionar muitas políticas públicas para ajudar a população a voltar de uma situação de segurança alimentar, para que as pessoas não tenham essa preocupação de não ter o que comer, de comprar alimentos de baixa qualidade porque não tem dinheiro para chegar até o final do mês, para pagar suas contas e ainda se alimentar”, avalia a docente da Unicentro.

Além da professora Paula, também representou a Unicentro no banquetaço de Guarapuava o agente universitário Anderson Roik, da Incubadora Social – um projeto de extensão da universidade que desenvolve projetos com pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no município. “O evento”, salienta Anderson, “busca fortalecer a defesa do direito humano a alimentação adequada e saudável e sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida no campo e na cidade”.