Pesquisador japonês faz palestra para alunos e professores da pós-graduação em Agronomia

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia recebeu a visita internacional do professor Hiroyuki Shimono, da Universidade de Iwate, no Japão. Durante a visita ao Câmpus Cedeteg, o pesquisador proferiu a palestra “Aumento da produtividade de arroz em face às mudanças climáticas”.

Conhecido do professor Shimono, o docente da Unicentro Jackson Kawakami foi ponte para a visita e organização do evento. “Eu fiz meu mestrado e doutorado no mesmo laboratório que ele fez no Japão. Então, a gente se encontrou lá no Japão há mais de 20 anos. A gente conviveu lá no Japão como estudante, só que ele estudava arroz e eu estudava batata. Nós não éramos do mesmo grupo, mas éramos do mesmo laboratório”, rememorou Jackson.

Os professores Jackson e Shimono (Foto: Coorc)

Na palestra, para o auditório lotado de acadêmicos de graduação e pós-graduação, o professor Shimono tratou sobre a vida no Japão, aumento da produtividade e mudanças climáticas. O pesquisador está em viagem pela América do Sul para apresentar o seu novo método de pesquisa, conhecer novas cultivares e estabelecer parcerias. “Ele vai para Argentina também, porque ele queria ver a produção de alimentos e o Brasil e Argentina são grandes produtores de alimentos, principalmente soja”, completou Jackson.

Atualmente, Hiroyuki pesquisa formas de aumentar a produtividade das culturas em resposta às mudanças climáticas, através da interação genótipo e ambiente. Para isso, analisa modelos computacionais de crescimento das culturas, principalmente do arroz, soja e batata doce. “As mudanças climáticas são uma grande questão, a produção sustentável de alimentos no mundo e como contribuir com isso é muito importante. Precisamos nos adaptar às especificidades de ambiente, solo e locais e colaborar com ideias para resolver esse problema juntos”, explicou o professor Shimono.