Abertas as inscrições para seleção de novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Abertas as inscrições para seleção de novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Estão abertas as inscrições para a seleção de alunos regulares para o mestrado e o doutorado em Ciências Florestais da Unicentro. O Programa de Pós-Graduação tem como área de concentração “Manejo Sustentável de Recursos Florestais” e possui duas linhas de pesquisa – “Manejo de Florestas  Naturais” e “Manejo de Florestas Plantadas”.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Unicentro. Os candidatos devem enviar, no ato da inscrição, o projeto de pesquisa que pretende desenvolver. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF), professor Eduardo da Silva Lopes, reforça que a construção de um bom projeto é fundamental para a aprovação. “Tanto a nível de mestrado quanto de doutorado, o projeto tem que ter uma contextualização boa da problemática, a justificativa da pesquisa, a hipótese que está se levantando, os objetivos, os procedimentos metodológicos e os resultados esperados”, sinaliza.

Outra recomendação do coordenador é o contato prévio com os docentes do programa que desenvolvem pesquisas afins ao projeto do candidato. “Nós não definimos número de vagas no edital, deixando que o candidato consulte o seu potencial orientador e a disponibilidade de orientação dele. A sugestão é que o candidato faça uma consulta ao site do programa para conhecer os professores, seus currículos e área de atuação”, explica. O processo seletivo também considera a avaliação do Currículo Lattes, encaminhado juntamente com o projeto, e realiza uma entrevista pessoal com os candidatos. 

Os interessados nas vagas de mestrado têm até o dia 15 de março para se inscreverem. Já o doutorado, a partir deste ano, funcionará em fluxo contínuo. Para o ingresso de doutorandos em 2023, as inscrições podem ser feitas ao longo do primeiro semestre letivo, até o dia 30 de junho. A partir da aprovação, o ingressante inicia imediatamente com as atividades de pesquisa. 

No site do PPGF, constam os editais e mais detalhes sobre o processo seletivo.

Deixe um comentário