Assinatura de ordem de serviço marca retomada das obras do Ginásio de Esportes do câmpus Irati

Um espaço fundamental para o curso de Educação Física, mas que vai servir também a toda a população da região. Essa é a importância do Ginásio de Esportes do câmpus Irati da Unicentro, que estava com as obras de construção paradas. O início dos trabalhos de conclusão da edificação pela empresa vencedora da licitação foi liberado, nesta terça-feira (20), com a assinatura da ordem de serviço que autoriza a retomada da construção. Os mais de R$ 3,6 milhões necessários para a finalização do Ginásio de Esportes foram obtidos por meio de emendas parlamentares do deputado federal Sandro Alex, de convênio com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de suplementação orçamentária da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado. A previsão é que a obra seja concluída em meados do próximo ano.

A primeira etapa da construção do ginásio foi iniciada em 2017 e concluída em 2020, com mais de R$ 500 mil investidos, também oriundos de emendas propostas pelo deputado Sandro Alex. “Eu acho que é um dinheiro muito bem aplicado e o legislador tem essa obrigação. Eu trabalho com o orçamento da União e, dentro desse orçamento, tem que haver investimento para a educação, para que ela continue sendo pública, gratuita e de qualidade”, afirma o parlamentar.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, ressalta a necessidade de investir nas universidades paranaenses que integram, proporcionalmente, o maior sistema estadual de ensino superior do país, com sete instituições. “É preciso mantê-las com qualidade. Nossas universidades são referência, cada vez melhorando mais em todas as avaliações a que são submetidas. E isso se deve, sem dúvida nenhuma, por um conjunto de fatores que passam pela infraestrutura, pela qualificação de pessoal. Nós precisamos assegurar essas boas condições de funcionamento. Nós entendemos que esse ginásio é importante para a melhoria da qualidade da universidade, para a formação dos estudantes aqui no câmpus e para possibilitar o atendimento de toda a comunidade da região, já que essa estrutura servirá fortemente para os projetos de extensão de cunho social que são tão importantes”, complementa.

Com quase 2,5 mil metros quadrados de área, o espaço terá uma quadra poliesportiva com salas, vestiários, banheiros e arquibancadas. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destaca que a construção era uma demanda antiga e necessária, ainda mais considerando que muitas das atividades do curso de Educação Física são voltadas para a população. “Era um sonho aqui do câmpus que hoje está se concretizando. Mas ele é um espaço público para todos e não só para a comunidade universitária. Nós sabemos da importância do esporte, que ele muda vidas, da sua relevância para a inclusão. Com esse ginásio nós vamos ter mais esta oportunidade de fazer o papel da universidade pública que é estar junto com os cidadãos, com as crianças, com os jovens, com a nossa comunidade”.

A Diretora do câmpus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, corrobora com essa perspectiva e enfatiza a relevância da construção de locais que permitam a implementação de uma rotina que promova o bem-estar e a saúde.  “É todo um crescimento pensando também na parte social, na parte de saúde, dos nossos servidores, dos nossos acadêmicos. Para que eles possam incluir também atividades de lazer e esporte, tão importantes hoje em dia com a preocupação em cuidar da saúde”.

A professora Glaucia Andreza Kronbauer, chefe do Departamento de Educação Física do câmpus, salienta que o curso tem uma longa história na universidade e que, novamente, alcançou ótimos resultados no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, estando entre os quatro melhores do estado e entre os dez da região sul. Segundo ela, essa conquista reflete a atuação dos docentes, agentes universitários e estudantes.  “A estrutura é fundamental para que a gente possa executar as nossas atividades, mas o curso é feito por pessoas. Elas constroem a qualidade do nosso curso. Hoje nós oferecemos, por exemplo, um projeto de atividades circenses que atendeu, só neste ano, mais de 1700 crianças de escolas de toda região. Para nós isso é uma conquista porque é a aproximação com a comunidade. E quando esse ginásio estiver concluído, nós vamos poder atender ainda mais essas pessoas”.

Além de oficializar a retomada da construção do ginásio, o evento de hoje ainda contou com a entrega de medalhas da Unicentro ao deputado Sandro Alex e ao superintendente Aldo Nelson Bona, pelos serviços prestados à universidade. Na ocasião, o representante de Governo do Estado anunciou que, no começo do ano que vem, deve ocorrer também a assinatura da ordem de início de serviço da construção da Clínica de Psicologia do câmpus Irati, com cerca de R$ 2,7 milhões de investimento estadual. Ao parlamentar, por meio de ofícios entregues pela Direção do Câmpus, foram solicitados recursos para a restauração e pintura da parte interna do prédio principal, e para instalação de equipamentos de acessibilidade na antiga capela, para que seja utilizada como auditório.

Nós temos novas demandas, novos objetivos, mas estamos cumprindo ano a ano com o desenvolvimento e o crescimento da Unicentro. Nós temos que acompanhar a evolução da instituição, que é tão importante para o Paraná e tão relevante para a nossa região centro-sul, que já formou milhares de alunos e que continua o seu trabalho. E para isso precisa da infraestrutura adequada e aí nós temos o dever de dar a nossa contrapartida”, destaca o deputado.