Campanha de acadêmicos de Ciências Contábeis vai beneficiar mais de 2500 crianças

Promovida pelo Departamento de Ciências Contábeis no câmpus de Irati e na unidade avançada de Prudentópolis, a campanha “Natal das Crianças: Compartilhado e feliz” foi um sucesso. Graças ao trabalho dos acadêmicos de todos os anos do curso, professores e parceiros, mais de 2 mil crianças da região vão ter um fim de ano mais alegre e doce. A ação voluntária é uma das iniciativas que integram o projeto de extensão “Sua solidariedade também contagia”, que tem como base o trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU).

Os kits foram entregues a secretarias de Assistência Social, instituições e projetos sociais das 10 cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná, a Amcespar. 1030 kits arrecadados pelos alunos do câmpus de Prudentópolis atenderam ao município e também à Guamiranga. No câmpus de Irati, mais de 1300 kits foram distribuídos para Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Imbituva, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Luiz Eduardo Viviurka, acadêmico do 2º ano do curso de Ciências Contábeis, em Prudentópolis, enfatizou a relevância de exercer a solidariedade como parte da experiência universitária.  “A importância desse projeto para a formação acadêmica é que ajuda a desenvolver o trabalho coletivo em um longo prazo. As ações sociais também ajudam muito a desenvolver cidadãos mais empáticos, respeitosos, conscientes das próprias responsabilidades, capazes de sentir amor genuíno ao próximo”.

Taís Amanda Rodrigues, formanda de Contábeis no câmpus de Irati, destacou o trabalho em equipe feito pelos alunos, que também mobilizou acadêmicos de outros cursos. “A gente se conscientiza com os valores humanos, ajuda a sociedade e faz as crianças mais felizes. O resultado foi muito bom e eu tenho muito orgulho de fazer parte do projeto”.

Para Vanderlei Kava, secretário executivo da Amcespar, a parceria com a universidade é muito importante para a região e deve continuar. “Fazer o bem faz bem e a gratidão é enorme ao ver a satisfação dos alunos e professores no momento da entrega desses kits aos secretários, representando todos os municípios da região da Amcespar. Essas doações vão fazer a alegria e o sorriso de tantas crianças carentes que os nossos municípios possuem”.

Mais de 2500 kits foram montados a partir das doações arrecadadas pelos alunos de Ciências Contábeis dos câmpus de Irati e Prudentópolis (Foto: Coorc)

Em Irati, a ação contou ainda com o apoio da Faculdade São Vicente, que mobilizou professores, alunos e funcionários para conseguirem doações, e do Lions Club de Irati, que além de atuar na arrecadação direta de doces e alimentos não-perecíveis, também angariou doações em dinheiro junto a empresas e profissionais parceiros para adquirir brinquedos para a campanha. O presidente do Lions Club de Irati, Leo Barroso, celebrou o resultado alcançado pela parceria e reforçou a importância da forma que a ação foi estruturada. “Ao destinar as doações para as secretarias municipais de Assistência Social, isso fica muito mais técnico. Nós temos a plena confiança de estar fazendo a entrega para um órgão que tem os dados disponíveis para fazer a entrega a quem realmente precisa”.

Além de atender a projetos externos, outras ações promovidas pela própria universidade foram beneficiadas. A Campanha de Natal do Câmpus Irati recebeu doces e alimentos que vão compor cestas básicas a serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade dos bairros no entorno da Unicentro. A arrecadação “Toda criança precisa brincar”, organizada pela Direção e pela Divisão de Inclusão e Acessibilidade, ganhou brinquedos que vão ser destinados a instituições municipais de ensino que atendem crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno. O projeto de extensão “Rede de Solidariedade e Cuidado”, liderado pela professora Claudia Magnabosco Martins, também recebeu itens que vão ajudar nas ações de suporte às pessoas em vulnerabilidade social de Irati.

De acordo com a chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professora Marines Taffarel, o êxito da campanha vai além do volume arrecadado, por seu aspecto humano e de integração da comunidade. “Foi realmente uma ação gratificante. Além de proporcionar um Natal mais feliz para as crianças, proporcionou muita alegria e um imenso sentimento de gratidão e de solidariedade com todos os participantes, principalmente com os acadêmicos e professores do curso aqui de Ciências Contábeis”.