Exposição no Câmpus Irati reúne registros de fotógrafos anônimos da Guerra do Paraguai

Exposição no Câmpus Irati reúne registros de fotógrafos anônimos da Guerra do Paraguai

A Divisão de Promoção Cultural do Câmpus Irati está promovendo a exposição “Luz e Sombra no campo de batalha: fotografias anônimas da Guerra do Paraguai”. A mostra é resultado de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo acadêmico de História André Wilson Govdak, com a orientação do professor Carlos Eduardo de Oliveira.

A Guerra do Paraguai foi o principal conflito armado da América Latina e ocorreu entre 1864 e 1870. Em sua pesquisa, André analisou fotografias de autoria anônima sobre o conflito, retiradas do acervo digital da Fundação Biblioteca Nacional. “Por se tratar de uma guerra, guerra essa que foi altamente registrada, você consegue extrair inúmeras informações em uma fotografia, como as vestimentas, o armamento, o cenário que foi usado para a guerra”, comenta o estudante.

A ideia de transformar a pesquisa em uma exposição veio do professor Carlos Eduardo, que é também chefe da Divisão de Promoção Cultural. “Depois de concluída a pesquisa eu chamei o André, porque originalmente não era para virar uma exposição, era um trabalho de Iniciação Científica, que geralmente acaba ficando ali numa estante. E ele topou, fizemos a proposta e é interessante ver circular, publicizar uma pesquisa”, conta.

Mostra segue aberta para visitação até 18 de novembro (Foto: Coorc)

Segundo o professor, grande parte das fotografias são de campos de batalha do conflito em que o Paraguai lutou contra os países da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina. “O que o André encontrou são fotos de espaços destruídos pelo conflito, igrejas bombardeadas, fotografias de tropa descansando em acampamentos, fotografias de tropas rezando”. O orientador também evidencia que esses registros contribuíram para a construção de uma memória visual da guerra. “A fotografia no século XIX tinha uma função que, hoje, é muito diferente. Hoje, todo mundo tira foto o tempo todo. No século XIX, fotografia era uma coisa valiosa, tinha um estatuto de verdade, se acreditava muito no que estava sendo representado”, explica.

A exposição “Luz e Sombra no campo de batalha: fotografias anônimas da Guerra do Paraguai” pode ser conferida até o dia 18 de novembro, no hall de entrada do bloco do PDE, no câmpus Irati. Todas as fotografias acompanham um QR Code, que direciona para informações sobre o contexto histórico por trás da imagem.

Deixe um comentário