Unicentro tem edital específico para financiar pesquisas realizadas por jovens doutores

A Unicentro, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, está com as inscrições abertas para o Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores. O edital do programa partiu de uma chamada pública da Fundação Araucária, em parceria com o CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e tem como foco apoiar pesquisas em áreas estratégicas para o Paraná como Agricultura e Agronegócio; Biotecnologia e Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; Educação, Sociedade e Economia; Desenvolvimento Sustentável; e Transformação Digital.

No edital, detalha o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, professor Marcos Ventura Faria, a Unicentro coloca à disposição cinco bolsas para recém-doutores. “Essas bolsas serão pagas pelo CNPq e, também tem um aporte de contrapartida da Fundação Araucária de 50 mil reais para cada um dos cinco projetos que serão selecionados na Unicentro para que esses recursos possam auxiliar, também, no desenvolvimento do projeto de pesquisa, incluindo despesas de custeio e de capital”.

Quem se inscreve, segundo o pró-reitor, são os professores da Unicentro credenciados em um dos programas de pós-graduação ofertados pela instituição. São eles que indicam o recém-doutor que será beneficiado pela bolsa. “Podem concorrer professores pesquisadores que são orientadores de programas de pós-graduação. Obviamente, nesse processo, já tem que indicar um bolsista, ou seja, um recém-doutor que possa atuar nesse projeto por um período de 24 meses”, detalha Marcos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro, pelo Sistema de Gestão Universitária, o SGU. A seleção será feita em duas etapas. A primeira é a avaliação de desempenho tanto do pesquisador proponente quanto do bolsista indicado, além da relevância do projeto em si. “Depois, os selecionados na primeira fase terão os projetos encaminhados para a avaliação de consultores ad hoc e, aí sim, os projetos melhor classificados, com base em seu mérito no cumprimento de todas as exigências do edital, serão classificados dentro dos critérios que o edital estabelece. A gente pretende contemplar, pelo menos, um projeto dentro de cada um dos grandes colégios das áreas de conhecimento”, pontua o professor Marcos.

Todas as informações sobre a seleção podem ser conferidas no edital publicado na página da Propesp, no site da Unicentro. A chamada, ressalta o professor Marcos, reforça as ações que visam o fortalecimento da pesquisa na universidade. “Isso contribui também para a melhoria da qualidade da avaliação desses cursos de pós-graduação que receberão esses bolsistas. A expectativa é que esses bolsistas possam contribuir para a melhoria da produção científica, da qualidade e auxiliar, junto aos grupos, nas orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado.