Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática está com inscrições abertas

Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro está com inscrições abertas, até 25 de outubro, para o processo de seleção de candidatos para o ano letivo de 2023. Podem se candidatar profissionais da área de ensino e licenciados em Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática e áreas afins.

Com área de concentração em “Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais
e Matemática”, o mestrado tem linhas de pesquisa em métodos de ensino e aprendizagem nas quatro áreas relacionadas. Ao todo, são 20 vagas – seis para Biologia e Ciências, três para Física, nove vagas para Matemática e duas para Química. Os candidatos só concorrerão com inscritos em sua área de opção.

Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são profissionais da área de ensino, ou seja, professores das mais variadas áreas do conhecimento, mas especialmente das ciências naturais, que seria biologia, química, física e também da matemática. O PPGEN se dirige a esse público já de profissionais e aí, portanto, a pesquisa será voltada para promover inovações, aplicações diretas no contexto de trabalho desses profissionais”, detalha a coordenadora do programa, professora Adriana Massae Kataoka.

O programa tem como propósito especializar os profissionais graduados para atuarem na prática docente. “O objetivo do PPGEN é qualificar os graduados em ciências naturais – física, química, biologia, matemática e áreas afins -, no aspecto teórico, epistemológico e metodológico, para ampliar a compreensão e utilização da ciência e da tecnologia para ensino e aprendizagem de ciências naturais e matemática. Visa, portanto, contribuir com a formação profissional a partir da inovação e aprimoramento da prática docente em ciências naturais e matemática, considerando os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos e práticos”, conta Adriana.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, pelo site do programa (https://evento.unicentro.br/site/ppgen/2022/4) e com envio da documentação necessária para o e-mail do programa, no endereço ppgensinociemat@gmail.com. Além disso, o candidato também deve pagar a taxa de inscrição, no valor de R$100. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: a análise da proposta de trabalho, de caráter eliminatório, e análise do currículo mais entrevista via videoconferência. O resultado com os aprovados está previsto para 28 de novembro.

Deixe um comentário