Casa Benjamin Teixeira cede, por 50 anos, documentos históricos para a Unicentro

A Unicentro e a Casa Benjamin Teixeira firmaram um contrato de cessão de documentos. Pelos próximos 50 anos, a universidade será responsável por realizar a manutenção, o acondicionamento, a organização, a catalogação e a disponibilização do material para pesquisa. Entre os itens recebidos, conta a diretora do Centro de Documentação e Memória da Unicentro, professora Terezinha Saldanha, estão documentos de valor histórico, escritos e imagéticos. “São livros, álbuns fotográficos, mapas, livros de registros, tem muito livro antigo. São muitos documentos”, diz.

Os materiais já foram entregues para a universidade e, agora, devem passar por vários processos até que estejam prontos para a consulta do público. A primeira etapa, explica a professora Terezinha, é o congelamento dos itens. “Ficam no freezer por 72 horas.Depois, nós vamos descongelar e, descongelados, vamos abrir os pacotes que estão lacrados para fazermos a limpeza e, depois, irão para a sala do acervo”.

Documentos poderão ser consultados no Cedoc, do câmpus Santa Cruz (Foto: Coorc)

A professora Terezinha destaca a importância de ter, no acervo da Unicentro, documentos que, para pesquisadores e estudantes são fontes primárias de estudo. “Isso é importantíssimo para nós em questão de história, a história da cidade. Têm documentos únicos ali, que não existem em lugar nenhum”, avalia a docente.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, que acompanhou a assinatura do termo de cessão, também ressalta que a parceria vai permitir que toda a comunidade tenha acesso aos documentos que fazem parte da história de Guarapuava e da região. O Centro de Documentação da Unicentro tem um acervo de vários documentos históricos, que fizeram parte da história de Guarapuava que, agora, foi acrescido de um novo acervo, foi complementado. Nós ficamos muito satisfeitos e agradecidos à família por ter confiado na Unicentro, em uma universidade pública para poder cuidar desse acervo e manter pela longevidade”, finaliza.