Crianças de escolas municipais de Irati participam do 5º Cine Kids

Brincadeiras, pipoca e uma sessão de cinema especial. Foi assim que mais de 400 crianças de escolas municipais de Irati aproveitaram a quinta edição do Cine Kids. O evento, promovido pela Seção de Relação Comunitária do câmpus Irati, foi organizado em alusão ao Dia das Crianças. “Nosso objetivo é proporcionar à nossa comunidade, em especial às crianças, um momento de lazer, de entretenimento. A ideia é essa: promover uma integração entre a universidade e a comunidade”, explica o agente universitário Nelson Susko, que é responsável pelo projeto.

As crianças, com idade entre quatro e oito anos, assistiram à animação ‘Epa! Cadê o Noé?’ e, depois da exibição, participaram de atividades recreativas propostas pelos alunos de Educação Física. A Lara Cordeiro, de sete anos, ficou empolgada com a tarde no câmpus. “Eu tô gostando de tudo, tudinho”. Já o Otávio Bonfim, também de sete anos, gostou “da hora do filme e do piquenique. Bem legal”, comemorou.

O universitário Davi Lieve ficou responsável por animar os pequenos com músicas e coreografias. “Não sei se eu vou viver disso, mas é uma área que eu amo muito”, comentou. Para a diretora da Escola Municipal João Paulo II, professora Josiele Rosana de Moraes, a visita foi significativa para os pequenos. “Eles puderam sair do ambiente escolar, fazer um passeio diferente. Conheceram a Unicentro, que muitos não conheciam. Tenho certeza que esse momento vai ficar marcado na vida deles”, pontua Josiele.

As crianças também foram convidadas a levar desenhos para a Unicentro com a temática ‘O que é ser criança?’, que estão reunidos em uma exposição, no segundo piso do prédio principal. A diretora do câmpus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, enfatiza que ações extensionistas como esta reforçam a importância do ensino para os alunos desde a infância. “Um dia, quando estiverem adultas e vierem fazer vestibular, estudando na Unicentro, vão se lembrar desses momentos, desse convívio dentro da universidade”, avalia.

O 5º Cine Kids foi promovido com apoio do Lions Clube e da Associação Comercial e Empresarial de Irati. Uma segunda sessão de cinema vai ser realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) para crianças do bairro Joaquim Zarpelon, em Irati.