Unicentro recebe novos documentos históricos da Câmara de Guarapuava

A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), recebeu uma nova leva de documentos históricos da Câmara Municipal de Guarapuava. As atas, correspondências, proposições, fotos e demais materiais foram cedidos e ficarão sob a guarda do Centro de Documentação e Memória (Cedoc) do Câmpus Santa Cruz da universidade.

São registros de mais de 17 décadas de história da Câmara Municipal de Guarapuava, que agora ganharão melhores condições de preservação. A cessão do material é fruto do termo de cooperação assinado entre as duas instituições, em 2023.

De acordo com a coordenadora do Cedoc, professora Terezinha Saldanha, todo esse material deve passar por procedimentos para melhorar as condições de conservação. “Se você deixa o documento num ambiente onde você não tem iluminação apropriada, controle de umidade, de fungo e tudo mais, ele se perde com o tempo”, explica a professora.

O Centro de Documentação e Memória – O acervo do Cedoc Guarapuava é formado por documentação produzida nos séculos XIX e XX, tanto na região de Guarapuava, como por instituições nacionais.

Há correspondências do poder judiciário, documentos contábeis, documentos eleitorais, plantas arquitetônicas, coleção de leis do império, correspondência da prefeitura municipal, fundos individuais, fotografias, jornais, revistas, processos da 1ª e 2ª Vara Cível e da 2ª Vara Criminal, e documentação diversa doada pela comunidade.

O Cedoc, que fica no Câmpus Santa Cruz, dispõe de instalações que respeitam os critérios internacionais de Arquivologia, possibilitando a correta conservação e disponibilização para a comunidade do seu acervo.

Visitação – O Centro de Documentação e Memória fica no Câmpus Santa Cruz, na Rua Salvatore Renna, 875. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (42) 3621-1320.

Por Caroline Albertini, com informações da Câmara Municipal de Guarapuava

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.