Unicentro celebra acordo de cooperação técnica para atuar no Hospital Regional do Centro-Oeste

O auditório lotado de acadêmicos, docentes, servidores e autoridades já anunciava que se tratava de um dia histórico para a Unicentro. Nesse clima, o câmpus Cedeteg foi o palco da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) para a gestão pedagógica do Hospital Regional do Centro-Oeste.

O acordo formaliza a disponibilização da estrutura física, equipamentos, materiais e a utilização do local como Hospital-Escola da Unicentro. Assim, a partir de agora, o hospital regional passa a contar com a participação de professores, estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Serviço Social e Medicina.

Estão incluídas as aulas práticas, projetos de pesquisa, projetos de extensão no âmbito da graduação e da pós-graduação de todos os cursos da área da saúde e áreas afins, e pretendemos ter um leque de oportunidades para promover conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para um bom profissional da saúde”, projeta a coordenadora institucional para assuntos acadêmicos junto ao hospital regional, professora Kelly Holanda Prezotto.

O acordo possibilita aprimorar a formação dos profissionais de saúde, além de contribuir na integração entre estudantes e equipe multiprofissional, resultando em melhores serviços prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “A abertura desse campo para os alunos é fundamental para que eles se tornem um profissional que preste assistência eficaz, segura, humanizada e de qualidade. Além da questão do ensino e da formação de pessoal qualificado para o SUS, a população de Guarapuava e região será beneficiada, visto que teremos diversos projetos instituídos lá no hospital que serão aprimorados”, afirma Kelly.

Para o chefe do Departamento de Medicina, professor David Livingstone Alves Figueiredo, essa cooperação é fundamental para o curso. “Desde sempre, especialmente desde William Osler, que foi um dos grandes pais da clínica médica, a gente sabe que medicina se ensina à beira do leito, então, a gente precisava disso, era fundamental. As expectativas são as melhores possíveis. Com essa vinculação com o hospital, a gente vai procurar crescer nas residências médicas, se estruturar melhor e buscar novas especializações. Nós teremos a capacidade de buscar recursos para pesquisas em saúde e esses recursos, geralmente são recursos de pesquisas aplicadas que vão atender a população também, então, agora o céu é o limite”, celebra.

Assinatura foi acompanhada pela comunidade acadêmica, no câmpus Cedeteg

O diretor do câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara também ressaltou que a assinatura do termo de cooperação é de grande importância para a formação dos acadêmicos, principalmente por garantir que sejam realizados estágios em todas as disciplinas das áreas da saúde. “Vai ajudar também a prática de pesquisas que podem ser realizadas dentro dos mestrados e doutorados”, destaca. “Além disso, nossos acadêmicos e docentes, principalmente da área da saúde, vão atingir a população da forma mais qualificada possível, isto é, de uma forma mais humanizada. Então a gente garante também a parte da extensão universitária dentro da nossa instituição”, completa.