Estudantes do Ensino Médio conhecem a Unicentro em um Walking Tour

O Auditório do câmpus Santa Cruz da Unicentro ficou lotado. Todos os lugares foram ocupados por estudantes de Ensino Médio. O motivo? Conhecer a Unicentro durante a primeira edição do Walking Tour. “O Walking Tour Unicentro”, explica a coordenadora do projeto, Loide Salache, “possibilita esse contexto de vivência sócio-acadêmica, sócio-universitária. Nesse momento, nós estamos com a escola dentro da universidade. São 514 estudantes que estão aqui no câmpus Santa Cruz, conhecendo desde o nosso contexto pedagógico até o contexto administrativo”. “É um projeto que tem um cunho social, pensando em trazer o aluno de Ensino Médio para que ele reflita sobre as possibilidades que se abrem quando ele cursa o Ensino Superior”, complementa o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Maurício Atamanciuk.

Durante Walking Tour, estudantes tomaram todos os espaços da Unicentro (Foto: Coorc)

O Walking Tour é uma ação que integra o projeto A Unicentro na escola e a escola na Unicentro. O objetivo é abrir as portas da universidade para que os estudantes de Ensino Médio conheçam tudo o que a vida universitária pode oferecer. “Nós ficamos muito felizes com o convite e a nossa expectativa é de que os alunos aproveitem muito, conheçam todos os cursos, absorvam o maior conhecimento possível, porque isso vai ajudar muito na escolha deles da vida profissional, da carreira universitária”, diz a pedagoga de uma das escolas envolvidas, Jucimara Penteado. No mesmo sentido, a representante do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava Aline Malherbi relata que “nós temos orientado nossos estudantes que este momento da vida deles é um momento único, é onde eles decidem, muitas vezes, o seu futuro e esse espaço que a Unicentro está cedendo, está abrindo é uma oportunidade incrível”.

O Santa Cruz foi o primeiro câmpus a receber os estudantes. Ao todo, seis colégios de Guarapuava e região foram acolhidos pela instituição.E se a ideia é abrir as portas para que esses estudantes sejam, em breve, acadêmicos da Unicentro, nada melhor do que apresentar a eles as possibilidades de ingresso nos cursos de graduação. “É uma ideia boa porque as pessoas já vão conhecendo, já vão vendo os cursos que têm aqui”, comenta o estudante João Vitor Springer. O também aluno Luka Klanovicz concorda: “é algo realmente interessante para eu ver a gama, a amplitude de cursos. Acho que é legal, vou conseguir experimentar bastante, ver bastante coisa”.

Alunos visitaram vários espaços da Unicentro, incluindo laboratórios, como o de Telejornalismo (Foto: Coorc)

Na caminhada pelos espaços da universidade, os estudantes puderam conhecer o câmpus e os cursos ofertados. Tudo o que viram, contribuiu para deixar a estudante Heloise Borazzo ainda mais animada para estudar na Unicentro. “Eu achei muito importante conhecer a estrutura, a universidade é muito grande, tem muitos cursos e eu espero estudar aqui no futuro”. Plano compartilhado pela Luiza Klein: “essa experiência é essencial para a gente se sentir ambientado e, também, para ter um direcionamento para o nosso futuro, que é o que a gente pretende fazer por longos cinco anos”.

A Unicentro realiza outros dois Walking Tour no mês de setembro – um no câmpus Cedeteg, no dia 02, e outro no de Irati, em data a ser definida pelo Núcleo Regional de Educação.