Programa de Pós-Graduação em Educação comemora 10 anos com programação especial

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, o PPGE, completa, em 2022, 10 anos. O curso de mestrado foi autorizado pela Capes em 2012, ano em que também iniciou sua primeira turma. Já o doutorado, iniciou as atividades posteriormente, no ano de 2020. Para celebrar a data, professores e alunos envolvidos no programa se reuniram no câmpus Irati, na última semana, em uma confraternização. Rodas de conversa, lançamento de livro e uma palestra sobre educação afetiva fizeram parte da programação.

O encontro, segundo a coordenadora do PPGE, professora Poliana Fabíula Cardozo, “foi um evento super importante, não só para marcar os dez anos do programa, mas também, para marcar o retorno à presencialidade efetiva”. A celebração iniciou com uma roda de conversa sobre inquietudes e percepções dos discentes sobre o processo de pós-graduação. “A gente conversou sobre questões da vida de pesquisador, da vida acadêmica, a percepção deles a respeito da pós-graduação. Foi muito bacana”, comenta Poliana.

A oportunidade de reflexão e discussão também foi enaltecida pela doutoranda Silveria Aparecida Ferreira. “A gente pode parar para refletir um pouco sobre os caminhos que o PPGE percorreu até aqui e como ele se consolidou, conversamos bastante sobre as linhas de pesquisa, sobre as angústias da pós-graduação e do próprio campo de trabalho. Foi um momento que, depois de todo aquele processo de isolamento social, nos colocou novamente no coletivo”, avalia.

Atividades foram realizadas no câmpus Irati (Foto: Coorc)

Após a conversa, os alunos participaram da palestra proferida virtualmente pela professora Halina Macedo Leal, da Universidade Regional de Blumenau, a FURB. Em sua fala, Halina abordou a perspectiva da intelectual estadunidense bell hooks sobre a educação afetiva. “bell hooks foi uma escritora, educadora, feminista e ativista social, cujas análises e reflexões se voltaram para temas como racismo, feminismo, arte, amor e educação. Influenciada por Paulo Freire, ela defendeu, na perspectiva educacional, o estímulo e desenvolvimento de postura crítica e acolhimento amoroso, em que teoria e prática se façam presentes através do engajamento entre todas pessoas envolvidas no processo educacional”, explica a professora. Para Silveria, a palestra “foi riquíssima também, discutindo algo tão importante que é a emancipação dentro da educação”.

O evento também contou com o lançamento do e-book “Pesquisas em Educação: políticas educacionais, cultura e diversidade em pauta”. A publicação, que está disponível na página do programa, reúne artigos de docentes e egressos do PPGE. “Ele traz capítulos de pesquisas, textos, reflexões de dissertações defendidas no ano de 2021 no âmbito do programa. Alguns dos alunos que defenderam se dispuseram a escrever esses textos com seus orientadores, e esses textos são parte ou uma síntese das pesquisas que eles fizeram nas suas investigações de mestrado”, conta a professora Aliandra Cristina Mesomo Lira, uma das organizadoras do livro.