Encontro de Arte Folclórica tem duas tardes de apresentações dos alunos do Ensino Fundamental

Estudantes de 16 escolas de Guarapuava subiram ao palco do Auditório Francisco Contini, no câmpus Santa Cruz da Unicentro, durante o Encontro de Arte Folclórica 2022. Foram duas tardes de apresentações artísticas, que envolveram a comunidade escolar do município. Uma das turmas que acompanhou a atividade foi a da professora Avanice Krauser Kalva. “É muito importante a gente trazer eles para essa vivência, ter esse contato visual com as lendas, não só as narrativas até para desenvolver a criatividade, a imaginação deles e isso colabora muito até no ensino aprendizagem deles”, avalia.

As músicas, a contação de histórias e os jograis encantaram os pequenos. Mas o que ganhou o coração das crianças mesmo foi o teatro dos professores. Eles encenaram personagens folclóricos que interagiam em uma sala de aula. Temática que agradou a Lívia Bine, aluna do quarto ano do ensino fundamental. “Eu gostei da aula que teve antes, dos folclores”, conta a menina. O teatro e as demais apresentações promoveram, de modo lúdico, muito aprendizado. A Anahi Mendes, que está no quinto ano do ensino fundamental, foi apresentada a novos personagens do folclore brasileiro. “Ah, eu estou achando bem diferente, bem legal. Alguns eu não conhecia”.

O encontro de arte folclórica, que está em sua 35. edição, significa a retomada das atividades culturais de forma presencial na Unicentro. Com o retorno do público à universidade, e alegria e a animação também voltaram para os palcos. A Maria Luiza Lima superou a vergonha e dividiu o palco com o pai. “Eu estava com muita vergonha, mas eu consegui. Eu acho que foi legal pra eu cantar e também foi bonito”, finaliza.