Nota Oficial da Reitoria a respeito do retorno presencial

Considerando a retomada das aulas presenciais da graduação e pós-graduação na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), bem como as orientações e documentos oficiais do Governo do Paraná e dos municípios que mantêm campi da Unicentro, a Reitoria destaca que a Instituição está seguindo e cumprindo os protocolos de biossegurança estabelecidos por esses órgãos e reitera a importância de que todos sigam os protocolos de prevenção e combate à Covid-19, especialmente as medidas já divulgadas pelos canais oficiais de comunicação da Instituição (Confira aqui).

Destacamos, também, que as Direções de Campi empregam atenção especial aos protocolos de biossegurança, como manter os espaços arejados e higienizar as salas de aula em três momentos ao longo do dia – às seis da manhã, ao meio-dia e no fim da tarde, sendo que esses espaços estão sendo organizados de modo a manter um distanciamento necessário entre as carteiras e cadeiras.

Além disso, lembramos que todas as dúvidas sobre os protocolos necessários e/ou realizados nesse momento podem ser encaminhadas ao Programa de Assistência à Saúde (PAS) da Unicentro, pelo telefone (42) 3629-8159, pelo WhatsApp (42) 9 9970-3384 ou pelo e-mail pas@unicentro.br.

Especificamente sobre os decretos expedidos no município de Guarapuava (decretos nº 9.217/2022 e nº 9216/2022), destacamos que o Decreto nº 9216/2022, página 14, traz o seguinte texto:

Estabelecimentos de ensino de qualquer espécie, como por exemplo, escolas públicas ou privadas de ensino infantil, fundamental, médio, superior, pós-graduação, técnicos, supletivos, dentre outros; escolas de idiomas, de música, autoescola.
[…]
Bandeira LARANJA: Protocolo Sanitário 1 (PS1), sem restrição de dias, modalidade de atendimento ou limite de ocupação + funcionamento diário (06:00 às 02:00 horas). (Grifo nosso)

Além disso, ressaltamos que o bandeiramento municipal Laranja indica apenas mudança nos eventos de interesse técnico e/ou científico, que terão limitação de 70% da ocupação da capacidade do local onde será realizado

Novamente, reforçamos a importância de que cada integrante da comunidade universitária mantenha seu esquema vacinal em dia, bem como a necessidade de seguirmos os protocolos de prevenção e combate à Covid-19, especialmente o uso de máscara (N95, PFF2 ou KN95) durante todo o tempo de permanência na instituição, higienização frequente das mãos com água e sabonete ou álcool 70% e manutenção do distanciamento mínimo recomendado.

Finalmente, reiteramos nosso compromisso com a comunidade universitária e com a sociedade e destacamos que as informações e decisões institucionais são veiculadas, exclusivamente, pelos canais oficiais de divulgação da Universidade. Para se manter atualizado acesse constantemente o site www.unicentro.br ou participe do nosso canal de informações no Telegram.

Em 31 de janeiro de 2022.

Reitoria,

Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro