Jornalista egresso da Unicentro ganha Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

O jornalista egresso da Unicentro, Cléber Moletta, foi um dos vencedores da 34ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Cléber integra o quadro de comunicadores da Rádio Cultura FM, de Guarapuava, e venceu a premiação na categoria Jornalismo com a série de reportagens intitulada “Rio das Pedras: nossa água de cada dia”. O material destaca a importância da Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras para a população do município. Cléber conta que a motivação pela temática veio da crise hídrica que afetou municípios paranaenses como Curitiba, Cascavel e Maringá entre 2019 e 2020, e que suscitou o interesse por saber qual seria a condição de Guarapuava e do abastecimento público de água nesse cenário de escassez de chuvas. “Aí que eu comecei o trabalho de pesquisa, de busca, de identificar fontes que pudessem falar sobre isso. A reportagem, posteriormente, revela, depois desse trabalho de apuração jornalística, que Guarapuava vive uma situação privilegiada se comparada com esses municípios, porque conseguiu, com algumas ações, preservar a bacia de abastecimento antes”.

A série de reportagens, segundo Cléber, começou a ser produzida ainda em 2020, mas foi interrompida devido ao início da pandemia de Covid-19 e à demanda de cobertura jornalística voltada à crise sanitária. A produção foi retomada entre fevereiro e março de 2021, finalizada em maio e veiculada em junho. O material, dividido em cinco reportagens, é composto por texto, áudio, vídeo, mapas e fotografias que mostram como foi possível preservar a bacia de abastecimento durante o período de estiagem. De acordo com Cléber, pesquisadores da Unicentro perceberam algumas fragilidades da bacia do Rio das Pedras e, em um diagnóstico feito há 20 anos e repetido em 2019, identificaram problemas que, ao longo desse período, foram enfrentados.

Todos os problemas encontrados, que afetavam e prejudicavam o abastecimento foram sendo corrigidos ou, pelo menos, houve tentativa de minimizar esses problemas, principalmente a preservação da mata. É claro que há problemas, que a reportagem também mostra, mas o que ficou mais explícito é que apesar de pouca chuva, que afetou também a cidade de Guarapuava, ou seja, tem uma crise hídrica em andamento ainda, um deficit hídrico porque choveu menos do que é a média, mesmo assim, com a preservação da bacia, o município não sofreu desabastecimento”, relata o jornalista.

Série de reportagens foi exibida pela Rádio Cultura

Um ponto essencial nas reportagens, destaca Cléber, é o trabalho de pesquisa, ensino e extensão realizado por pesquisadores da Unicentro. “Quem prestar atenção na reportagem por esse viés, vai entender que, sem a Unicentro, não sei se teríamos a condição de cuidado, de preservação, de zelo com a bacia de abastecimento, bacia do Rio das Pedras, porque os professores que pesquisam a área são todos da Unicentro, os projetos que foram realizados são todos da Unicentro. Claro, há alguns da prefeitura, da Sanepar, mas os profissionais que trabalham na Sanepar são formados pela Unicentro; quando a prefeitura vai realizar alguma ação, ela se baseia em pesquisas feitas pela Unicentro. Sem a universidade, provavelmente, boa parte desse trabalho de preservação e cuidado, e o conhecimento que se tem da área, não existiria”.

A premiação é uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores, estudantes, inventores e jornalistas na busca por soluções inovadoras para as demandas sociais. Nesse sentido, comemora Cléber, ter o trabalho reconhecido é motivo de satisfação. “Receber esse prêmio foi uma honra porque é um prêmio bastante concorrido, a banca que avalia é sempre uma banca externa, de fora do estado, muito bem-composta, com pessoas que entendem muito da área. Então, demonstra uma seriedade e dá uma marca para a nossa trajetória. O prêmio, de alguma maneira, dá um gás, um ânimo para continuar tentando produzir o melhor para os ouvintes da rádio”, encerra.