Unicentro faz mapeamento das pessoas com deficiência de Irati

Um dos papéis da universidade pública é o de colaborar com as discussões que promovem a interlocução entre governo e sociedade civil. Neste sentido, professoras do Campus Irati têm participado ativamente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A universidade tem colaborado com o órgão em um levantamento do perfil das pessoas com deficiência que residem em Irati. A pesquisa é coordenada pela professora de Fonoaudiologia Luciana Branco Carnevale.

Segundo a presidente do Conselho, Kaite Zilá Wrobel Luz, essa parceria tem sido essencial para o planejamento das ações a serem desenvolvidas em prol da garantia de direitos das pessoas com deficiência no município. “A Unicentro tem participado conosco nas discussões mensais do Conselho Municipal, através da pessoa da professora Luciana que, juntamente com seu grupo de acadêmicos, têm participado ativamente das nossas reuniões. Nessas discussões, onde estávamos pensando e refletindo sobre propostas, sempre volta a tona que nós precisamos de dados reais das pessoas com deficiência aqui de Irati. Nesse sentido, em parceria com a professora Luciana, nós montamos um questionário para realizar essa busca de dados para identificar quem são essas pessoas com deficiência no município de Irati. É uma parceria muito importante e que vem se ampliando e sendo de extrema importância para as discussões do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

A V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência teve como um de seus objetivos reconhecer a importância de políticas públicas para as pessoas com deficiência, buscando a construção, a implementação e o monitoramento dessas políticas como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento da justiça social no município de Irati. Neste sentido, o levantamento realizado pela Unicentro vai permitir ao Conselho identificar demandas a serem trabalhadas para garantir os direitos das pessoas com deficiência na cidade.

“Junto ao Conselho, como eles não tem um perfil da pessoa com deficiência no município de Irati, a partir das discussões eu elaborei um questionário, um formulário via Google Forms chamado ‘Levantamento do perfil da pessoa com deficiência no município de Irati’. Esse questionário foi distribuído para pessoas da educação, para contatos da saúde, da assistência social, e vários outros serviços. A ideia é divulgar o próprio questionário e a importância de chegarmos ao maior número de pessoas com deficiência possível aqui no município, para que a gente possa mapear. Tem várias características dessas pessoas – dados sociodemográficos, como bairro de residência, raça/cor, escolaridade, situação de trabalho, barreiras de acessibilidade. Esse questionário visa recolher questões abrangentes. A participação da Unicentro foi elaborar o questionário e fazer a análise de todos esses dados” descreve a coordenadora da pesquisa, professora Luciana Carnevale.

Além das secretarias e outros serviços municipais, o mapeamento das pessoas com deficiência em Irati tem sido feito também no âmbito da Unicentro pela professora Adriane Meyer Vassão, chefe da Divisão de Inclusão e Acessibilidade, que está recolhendo dados com estudantes e egressos da universidade. Enquanto a pesquisa é realizada no município, o Conselho também se prepara para a participação na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná, que será realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro.

A presidente do Conselho de Irati salienta que o engajamento nessas questões pode vir também de pessoas da comunidade, que são importantes colaboradoras na luta da garantia de direitos para as pessoas com deficiência. “É muito importante a participação de toda a comunidade, não só a acadêmica, como toda a sociedade civil nessa discussão, para a gente efetivar, ampliar, refletir, discutir e propor novas políticas, como também reafirmar e materializar políticas já existentes para garantir os direitos da pessoa com deficiência”.