Palestra discute importância dos recursos hídricos e florestais

A Unicentro, em parceria com a Copel, realizou a palestra “Conservação de recursos hídricos e florestais”. O evento, que fez alusão ao Dia da Árvore, foi organizado pela professora de Engenharia Florestal Daniele Ukan. “A temática ambiental é rotineira para os cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, mas nós queríamos convidar a todos os docentes e discentes da universidade a participarem, porque isso faz parte do nosso dia a dia – a floresta, a água, a conservação do ambiente”.

A conferência online foi transmitida no canal da Unicentro TV no YouTube e foi conduzida pelo engenheiro florestal Murilo Lacerda Barddal, que é analista ambiental da Copel, a Companhia Paranaense de Energia. Durante sua fala, Murilo exemplificou alguns impactos ambientais da ação humana nos recursos hídricos e florestais. “O uso dos recursos naturais e a ocupação humana vêm promovendo alterações bastante relevantes na natureza. Um exemplo claro é a impermeabilização com asfalto, com concreto, que faz com que as águas não penetrem mais no solo e que elas corram diretamente para as drenagens. Isso acelera o processo e, de certa forma, prejudica a formação de água subterrânea, que fornece água para as nascentes, olhos d’água e para os próprios rios”, disse.

Neste sentido, o analista ambiental da Copel também indicou as possíveis formas de atuação para os cidadãos que querem fazer a sua parte na sustentabilidade dos recursos hídricos e florestais. “A separação de resíduos é muito importante. A renaturalização da vida do ser humano também. Eu acho que é essencial você buscar até uma alimentação mais saudável, mais natural, sem a utilização de alimentação artificial, industrializada, a questão da reutilização da água. São várias ações que podemos fazer, enquanto cidadãos, para influenciar positivamente esse contexto que vivemos hoje”.

Plantio simbólico marcou a doação de 500 mudas de árvores à Unicentro pela Copel

Essa ênfase no papel do cidadão para garantir a conservação dos recursos hídricos e florestais foi o que mais chamou a atenção da estudante de Engenharia Florestal Anália Surkamp, uma das pessoas que assistiu à palestra sobre o assunto. “Ficou muito claro na apresentação do Murilo o quanto pequenas ações, como a reciclagem, conseguem impactar tanto na conservação desses recursos hídricos, que são tão importantes e de tão grande relevância na manutenção de atividades como a atividade florestal. Eu acredito que a gente já está sentindo os efeitos da nossa irresponsabilidade enquanto seres humanos que utilizam esses recursos e acredito que já passou da hora de a gente tomar ciência da nossa responsabilidade de aprender a gerir esses recursos, que não estão a nosso favor, mas que estão para serem mantidos e conservados”, avaliou.

Logo após a palestra, a organização do evento programou uma ação simbólica, desta vez, aproveitando também a Semana do Voluntariado Paranaense, realizada entre 24 e 30 de setembro em todo o estado. A professora Daniele e a diretora do Campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, convidaram a técnica florestal da unidade da Copel em Irati, Fernanda Walk, para o plantio de uma muda de pinheiro-bravo. Quinhentas mudas dessa e e de outras 57 espécies de árvores foram doadas à Unicentro pela Companhia Paranaense de Energia, em resposta a um pedido da Reitoria da universidade para uma maior arborização dos campi universitários.

O plantio das mudas já têm sido feito pela universidade e, segundo a professora Daniele Ukan, as árvores serão úteis para diversas finalidades. “Uma quantidade dessas mudas foram utilizadas para homenagear as pessoas que faleceram de covid – docentes e estudantes da universidade. Essa ação já ocorreu no Cedeteg. E as outras mudas vão ser plantadas através de projetos de professores da Unicentro e, também, aqui no Campus Irati. Vamos utilizar para montar o nosso arboreto, como se fosse um mini jardim botânico. Essas mudam podem ser utilizadas para recuperar áreas degradadas, para arborização urbana – que é importante pois a gente precisa da sombra -, podemos atrair a fauna plantando espécies que vão produzir frutos, melhorar a qualidade da água – pois se plantamos a espécie correta em locais onde tem produção de água, podemos aumentar e suprir essa quantidade de água”, explicou.