Docentes da Unicentro participam de Encontro Acadêmico Virtual da Universidade Veracruzana

A Unicentro segue promovendo internacionalização, mesmo que de forma remota. A universidade participou do 2º Encontro Acadêmico Virtual da Universidade Veracruzana, no México. O evento foi realizado em alusão ao 41º aniversário de fundação da Faculdade de Ciências Contábeis, do Campus de Tuxpan, da universidade mexicana. Na ocasião, a Unicentro foi convidada a realizar apresentações durante a programação da conferência.

“A Unicentro participou, desse evento, realizando três apresentações voltadas à internacionalização e também às políticas de ensino superior no Brasil. Nós incentivamos sempre esse tipo de evento e de ação, para nos aproximarmos de outras universidades e de promover tanto cooperação, quanto a construção do conhecimento”, discorre a professora Cibele Krause Lemke, coodenadora do Eri, que é o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro.

Durante o evento, a coordenadora do Eri apresentou algumas das atividades do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro. A ação contou, ainda, com as palestras das docentes Rita de Cássia Fonseca, do Departamento de Ciências Contábeis do Campus Santa Cruz, e Anelise Copetti Dalla Corte, do Departamento de Letras do Campus Irati. “Nesse evento”, descreve a professora Rita, “abordamos uma fala sobre as universidades brasileiras e a Unicentro. Expusemos sobre o formato das universidades no Brasil, assim como seus desafios, que são a missão da educação superior, a qualidade da educação e a sua institucionalização baseada no ensino, pesquisa e extensão. Foi uma experiência ímpar, que nos engrandece enquanto profissional e leva o nome da nossa universidade além das fronteiras do país”.

Essas intervenções junto a instituição mexicana fazem parte de um convênio de cooperação estabelecido, em 2015, entre a Unicentro e a Universidade Veracruzana, para o desenvolvimento de ações conjuntas, como conta a professora Cibele, coordenadora do Eri. “A nossa universidade, já há um bom tempo, desenvolve atividades em parceria com a Universidade Veracruzana. Temos um acordo em andamento. Já tivemos a oportunidade de enviar docentes para ministrar cursos de língua portuguesa na Universidade Veracruzana e temos também desenvolvido pesquisas em conjunto na área de Ciências Contábeis e, também, na área de Letras e ensino de línguas, com docentes do campus de Xalapa”.