Inscrições para Menção Honrosa de Iniciação Científica já estão abertas

O edital 2021 do Prêmio de Menção Honrosa aos trabalhos destaque de Iniciação Científica está em andamento. A Menção Honrosa foi adotada pela Unicentro com o objetivo de premiar os melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito da IC. “Quando nós tínhamos os eventos presenciais, eles (os trabalhos) eram avaliados na apresentação. Agora, com os eventos de forma virtual, eles são avaliados no seu resumo expandido. Ele possui esse caráter de, realmente, abrilhantar, valorizar e mostrar aqueles trabalhos que foram melhor apresentados e melhor desenvolvidos, dando maior relevância a esses trabalhos feitos durante a Iniciação Científica”, destaca o diretor de Pesquisa da universidade, professor Luciano Farinha.

A Menção Honrosa de Iniciação Científica é concedida aos estudantes e aos orientadores dos três melhores trabalhos do Proic, que é o Programa de Iniciação Científica, e dos três melhores trabalhos da modalidade Pibis, que é o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social. De acordo com o edital, cada orientador pode inscrever somente um trabalho por modalidade e a inscrição pode ser feita até o dia 30 de setembro, no site evento.unicentro.br/site/mencao_proic/2021.

Após ser feita a inscrição, são avaliados por pares externos à instituição, professores de outras instituições, dentro das diferentes áreas do conhecimento. Ou seja, Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; a área de Engenharias; e a área de Linguística, Letras e Artes”, complementa Farinha.

O professor Farinha lembra que há, ainda, a premiação para os melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito do Ensino Médio. “A modalidade Pibic Ensino Médio diferencia um pouco porque a premiação é realizada por campus, em cada um dos campi, com todas as áreas do conhecimento, também os três melhores alunos do Ensino Médio”.

Para o diretor de Pesquisa, o prêmio promove a disseminação da pesquisa desenvolvida pelos estudantes e pesquisadores da Unicentro e é, também, um incentivo para a continuidade dos trabalhos. “É dar um incentivo àquele aluno que, realmente, se destacou, se esforçou, se empenhou no desenvolvimento do seu trabalho, na apresentação do seu trabalho na forma escrita. É uma forma de incentivo para que ele continue se esmerando”, avalia.

As informações sobre o Prêmio de Menção Honrosa e as orientações para a inscrição estão disponíveis no edital, que pode ser acessado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, no site da Unicentro.