Centro Acadêmico de Medicina promove formação em palhaçoterapia

A humanização do atendimento a pacientes que necessitam passar por supervisão médica tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os profissionais da saúde. Isso porque um serviço humanizado e que perceba as necessidades populacionais tende a ser mais satisfatório e bem visto. Por isso, visando a busca pela criação de um novo perfil de atendimento, é que o Centro Acadêmico de Medicina Marco Antonio Zago, o Camaz, da Unicentro, em parceria com a companhia “Risologistas, doutores do riso”, lançou o projeto “Soul Risos”.

O objetivo da atividade é preparar voluntários que queiram atuar como palhaços em visitas a hospitais, lares de longa permanência de idosos, entre outros, como conta o estudante de Medicina e integrante do Centro Acadêmico, Leonardo Battassini. “A ideia do SoulRisos surgiu em 2019, com a primeira turma de Medicina daqui da Unicentro. Eles tiveram uma oficina com os Risologistas que, a princípio, seria uma extensão desse movimento deles, mas acabou virando uma parceria. Agora, é uma coisa independente, própria do Centro Acadêmico e em parceria com os Risologistas, que têm experiência já nessa área de palhaçoterapia”.

A palhaçoterapia vem sendo vista como uma oportunidade de mudança do ambiente hospitalar e de desenvolvimento de habilidades comunicativas por parte de profissionais da saúde, com pessoas que estejam passando por situações de sofrimento psíquico nesse tipo de ambiente. Um dos criadores da companhia Risologistas, Alfredo Cruz, destaca que a palhaçoterapia valoriza o social e o humano em ambientes que, antes, não eram vistos como propensas a linguagem do circo e do riso. “O hospital mantém uma rotina que não é uma rotina feliz para o paciente, não é um lugar onde o paciente se sente bem acolhido. O palhaço é uma figura que quebra essa rotina. Então, a primeira questão que o palhaço está ali dentro do hospital é pela questão da humanização, para levar um estado mais humano para todos os pacientes”, diz.

Segundo João Henrique Haensel, que é estudante de Medicina e também integra o CA, os participantes passarão por diversas etapas de treinamento, que os tornarão aptos para atuar no ambiente hospitalar. Entre as atividades de preparação estão uma palestra de apresentação da palhaçoterapia e uma oficina presencial com os diretores da companhia Risologistas, nos dias 25 e 26 de setembro. “Essa palhaçoterapia pode levar a uma diminuição da ansiedade e do estresse no ambiente hospitalar. E isso envolve o relacionamento entre os profissionais da área da saúde, que estão nos hospitais, e também dos pacientes. Mas, também, uma diminuição de energia gasta emocionalmente com sofrimento psíquico. Essa energia que seria gasta nesses momentos e que um palhaço que saiba se portar diante da circunstancia dessas pessoas, ele pode ser muito benéfico para esse ambiente”, argumenta.

Para fazer parte do projeto, o interessado deve estar cursando ou ser formado em cursos da área da saúde. O início da formação é nesse sábado, dia quatro de setembro. Para participar, o interessado deve preencher um formulário disponível no Instagram do Centro Acadêmico Marco Antonio Zago, que é o @camazunicentro.