Abertas as inscrições para o cursos do Paraná Fala Inglês

Estão abertas as inscrições para o Programa Paraná Fala Inglês, integrante do Paraná Fala Idiomas – uma iniciativa do governo do estado, visando a internacionalização das universidades paranaenses. Para isso, o programa oferece cursos de línguas gratuitamente para pessoas vinculadas as instituições de ensino superior públicas do estado. O primeiro idioma ofertado, como conta a coordenadora do PFI na Unicentro, professora Neide Garcia Pinheiro, foi o inglês. “Funciona desde 2014, oferecendo cursos de língua inglesa com uma proposta acadêmica, isto é, visando o preparo dos participantes para o contexto de internacionalização para o qual nós sabemos o conhecimento de uma língua estrangeira é fundamental”.

Os cursos ofertados através do PFI não têm cobrança de mensalidade. Os matriculados investem apenas 85 reais referentes ao material didático, fornecido por uma instituição canadense. Nesse momento, em virtude da pandemia de Covid-19, as aulas seguem sendo ofertadas no formato remoto. As turmas são por campus universitários e unidades avançadas e cada uma conta com 30 vagas. “Por conta da modalidade remota, os campi que antes não tinham acesso ao programa na modalidade presencial, agora também podem participar”.

Para a inscrição é preciso anexar um comprovante de vínculo com a instituição e fazer o teste de nivelamento, que vai indicar qual turma é a mais indicada para o nível de aprendizado do idioma pelo aluno. “É importante que o candidato realize o teste com bastante consciência, sem buscar ajuda de outras pessoas, ou ajudas externas, ou a internet. Porque, ao fazer-lo, ele vai mascarar os resultados e poderá correr o risco de ser colocado em uma turma que não lhe é adequada”.

As inscrições seguem até nove de setembro e devem ser feitas pelo site www3.unicentro.br/paranafalaingles. Em caso de dúvidas basta enviar um email para pfiunicentro@gmail.com.