Depois da Reitoria, campi universitários recepcionam os calouros

Depois da Reitoria, campi universitários recepcionam os calouros

A transição entre os Ensinos Médio e Superior é um momento de grandes mudanças e de muitas descobertas. É por isso que, ano a ano, a Unicentro promove Recepções aos Calouros. Em 2021, essa cerimônia de boas-vindas foi fracionada e ocorreu de forma remota. Depois da recepção, na ontem, realizada pela reitoria, nessa terça-feira foi a vez dos campis universitários acolherem aos calouros.

Cedeteg

A direção do campus Cedeteg, por exemplo, para apresentar a estrutura, as atividades e os projetos com que contam os 19 cursos de graduação ofertados na unidade. Durante a recepção, o diretor do campus, professor Ricardo Miyahara, elucidou como é estruturada administração e como alunos podem participar. “Todos podem participar da gestão. O planejamento estratégico do campus é feito em conjunto com os setores, em conjunto com os departamentos. Existem conselhos dentro da universidade e no campus Cedeteg não é diferente. Então, a gente tem, para os alunos que estão entrando agora, o Conselho Departamental, o Conselho Setorial e o Conselho Administrativo do campus. Em todos esses conselhos, os alunos têm uma cadeira, têm sua voz ativa”.

Além das possibilidades ofertadas no âmbito acadêmico, também foram destacados os serviços especializados presentes no campus, possibilitando aos novos acadêmicos uma visão ampla sobre as oportunidades de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação, através do tripé que norteia a universidade – o ensino, a pesquisa e a extensão. Tudo isso, explicou a vice-diretora do campus, professora Aline Marques Genú, dentro de um espaço amplo e diverso. “Dentro desse espaço, temos 102 edificações que compõe os laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa. São sete blocos com salas de aula, nos quais ocorrem as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos 15 departamentos pedagógicos e dos 19 cursos que nós temos no campus Cedeteg”.

Dentro do ambiente acadêmico, cada curso tem sua representação através dos departamentos pedagógicos e, no Cedeteg, eles são divididos entre três setores – Ciências Exatas e de Tecnologia, Ciências Agrárias e Ambientais, e o Setor de Ciências da Saúde. “Os setores, junto com os departamentos, planejam e desenvolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Então, eles caracterizam-se como unidades de execução e coordenação didático pedagógicas. Os principais objetivos dos setores são planejar, ordenar e executar essas atividades relativas a cada área de atuação”, exemplifica a diretora do Setor de Exatas e Tecnologia, professora Luciene Leineker.

A caloura do curso de Ciências Biológicas, Amanda Kramer, demonstrou todo o entusiasmo em conhecer tudo o que a universidade oferece. “Eu, como caloura, espero atingir um nível grande de conhecimento na área, espero que a pandemia não atrapalhe em hipótese alguma nosso conhecimento. Eu estou muito feliz em fazer parte dessa instituição, espero que dê tudo certo, estou bem ansiosa pelas aulas presenciais”.

Irati

Na unidade universitária de Irati, a Recepção aos Calouros foitransmitidapelo YouTubeem dois momentos – um pela manhã, voltadoaos estudantes de cursos integrais, e o outro à noite, para os cursos noturnos.O intuito do evento online, segundo a vice-diretora, professora Adriana Queiroz Silva, foi acolher os novos estudantes, mesmo que de forma adaptada para assegurar a saúde de todos, enquanto seguimos no contexto da pandemia de Covid-19. “Presencialmente, nós sempre temos a Recepção aos Calouros no início do ano letivo. Esse ano, não poderia ser diferente. Apesar de estarmos a distância, o acolhimento é muito importante. Saber o que eu vou encontrar na universidade é importante.Uma universidade, o nome já diz, é um universo, de várias áreas de conhecimento, de pessoas diferentes com ideias e pensamentos diferentes. Isso é o legal da universidade – é conhecer a diversidade dentro da instituição”.

Durante a Recepção aos Calouros do Campus Irati, a Direção citouserviços e demonstrou, a partir de imagens aéreas doCampus, onde ficam os blocos e outros locais importantes para se localizar na área da Unicentro, quando as aulas presenciais retornarem.Para que os acadêmicos dos primeiros anos soubessem da abrangência e importância da Unicentro, a diretora do Campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, apresentou a universidade em números. “Nossa universidade, em 2019, foi classificada como 31ª universidade do país, em um total de 197 universidades. Ela é a nona melhor da região sul, entre 50 universidades, e a quarta melhor do Paraná, entre 16. Nós temos, no Campus Irati, 15 cursos de graduação, atualmente. São, aproximadamente, 1.400 alunos de graduação, com os calouros, que já estão incluídos nessa conta. Temos cinco programas de pós-graduação, com em torno de 300 alunos. Também temos os cursos EaD. Temos 230 professores aproximadamente e 60 agentes universitários, que são os nossos funcionários”.

A Direção do Campus Irati também apresentou informaçõesde utilidade para as rotinas dos novos acadêmicos da Unicentro, como as condições de alimentação, transporte e moradia na cidade. Os estudantes do Campus Irati contam com um Restaurante Universitário e umaLanchonete que funcionam dia e noite com preços acessíveis. Também existe a possibilidade de os alunos levarem seu próprio alimento para esquentá-loem diversos ambientes da Unicentro, como alguns laboratórios, no bloco do PDE e na sala doDCE, que contém os eletrodomésticos necessários para isso. As linhas de ônibus para a universidade são a Unicentro e a Riozinho. Para estudantes, o preço daspassagensdo transporte públicoé reduzido pela metade e elaspodem ser adquiridas dentro do próprio campus universitário, na entrada do Prédio Principal.

A diretora Andrea também explanou sobre questões de moradia estudantil, principalmente aos estudantes que precisam de ajuda para se manter na cidade enquanto estudam. “Nós temos na Unicentro a Coorae, que é Coordenadoria de Apoio ao Estudante. Aqui na região do Campus Irati, nós temos uma casa alugada, a princípio para meninas, uma moradia estudantil feminina. Existe um edital próprio onde os alunos se cadastram, para aqueles que necessitam de moradia, possam concorrer. Nós estamos, junto com a assistência estudantil, na busca por uma casa para os meninos, fazendo uma pesquisa sobre essa necessidade”.

Na Recepção aos Calouros do Campus Irati, a Diap, que é a Divisão de Apoio Acadêmico, levou informações sobre matrículas e normas acadêmicas, focando, principalmente, no Aluno Online, que é o sistema que organiza a vida do estudante da Unicentro ao longo do curso. A chefe da Diap Eliane Luzia de Campos contou como acessar o Aluno Online a partir do Registro Acadêmico e quais as principais funcionalidades que oferece. “Todas as consultas devem ser feitas pelo Aluno Online. Vocês já receberam a orientação de como acessar, com o número de R.A. e senha para acesso. Lá tem várias informações importantes em relação às matrículas. Se você clicar em ‘Notas e Frequência’, aparecem as disciplinas, turmas e horários também”.

A Divisão de Tecnologia e Informação do Campus Irati passou instruções para a utilização do Google Meet no computador e no celular. A ferramenta será a principal via de condução de aulas durante o período de ensino remoto. A Recepção aos Calouros também teve a participação do Núcleo de Educação a Distância, que fez uma breve ambientação às funções do Moodle, plataforma que gere as atividades pedagógicas remotas da Unicentro. Ainda nos próximos dias, haverão imersões mais aprofundadas para o aprendizado da utilização do Moodle. Para os cursos integrais, será no dia oito de julho, às 14h. Já no dia 14 de julho, às 19h, a ambientação é direcionada aos cursos noturnos e matutinos. Os links de acesso a toda a programação estão disponíveis no sitewww3.unicentro.br/aovivo.

Os Setores do Conhecimento também tiveram seu primeiro contato com os novos estudantes. A professora Ana Paula Dassie-Leite, diretora do Setor de Ciências da Saúde do Campus Irati, por exemplo, saudou os calouros da Unicetro e desejou uma boa jornada de estudos aos estudantes que iniciam sua trajetória junto da universidade. “Vocês finalizaram o Ensino Médio e estão na graduação. E, mais do que isso, estão em uma graduação em uma universidade pública, gratuita, de qualidade, e a gente espera que vocês passem os próximos quatro ou cinco anos nessa universidade de uma forma muito feliz. Que vocês tenham muitas oportunidades de crescimento, de aprendizado, de conhecimento e de transformação na vida de vocês, para que, daqui a alguns anos se tornem grandes profissionais. Estaremos aqui para acompanhar esse processo com muita alegria, junto de vocês”.

Durante a recepção online, a Direção do Campus Irati também frisou a importância das organizações estudantis, como o DCE, que é o Diretório Central dos Estudantes, os Centros Acadêmicos e as Atléticas. Esse primeiro contato com a universidade, mesmo que de maneira remota, já encantou a caloura de Psicologia Victória de Matos Costa. “Me senti muito acolhida pela universidade. O tamanho do carinho e atenção que é dado aos calouros é incrível. Os veteranos e até mesmo professores separam parte do seu tempo para conversar com a gente. Meu foco é a pesquisa na área. Então, espero que surjam oportunidades de participar dos projetos da universidade e dos diversos estágios que o curso proporciona”.

Santa Cruz

Já o campus Santa Cruz, que conta com dois setores de Conhecimento – o Sehla (Setor de Humanas, Letras e Artes) e o Sesa (Setor de Sociais Aplicadas); com 11 departamentos e com 12 cursos – cinco licenciaturas (Arte, Filosofia, História, Letras e Pedagogia) e dois bacharelados (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Secretaria Executivo e Serviço Social), optou por outra forma de recepcionar seus calouros. No lugar de uma live, a direção produziu vídeos que ficarão disponíveis para os alunos no Moodle, que é o ambiente virtual de ensino-aprendizagem, utilizado para o ensino remoto emergencial.

A nossa programação é o seguinte: são dois vídeos. Um vídeo que é um tour virtual dos espaços do campus Santa Cruz e outro vídeo sobre as funções do campus Santa Cruz com os diretores de setores, lotados no campus Santa Cruz – Sehla e Sesa”, conta a diretora da unidade, professora Christine Vargas Lima.

Deixe um comentário