Unicentro está promovendo ambientação ao ensino remoto para calouros

As aulas do ano letivo de 2021, na Unicentro, iniciaram essa semana e, para garantir a segurança sanitária de estudantes, professores e funcionários, enquanto perdura a pandemia de Covid-19, seguem de forma remota. Nesse momento de ensino remoto emergencial, a universidade tem baseado suas atividades síncronas no Google Meet e as assíncronas na plataforma Moodle. Com a chegada dos novos alunos, a instituição avaliou ser importante ambientar os calouros a esse instrumento de ensino-aprendizagem. Por isso, através do Nead, que é o Núcleo de Educação a Distância, está promovendo uma imersão a esse sistema.

Esse curso”, explica o coordenador do Nead, professor Cleber Trindade Barbosa, “tem por objetivo instrumentalizar os nossos alunos com relação ao uso do ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, que é o veículo oficial, é o meio oficial de acesso e de uso dos alunos durante o ensino remoto emergencial, que está sendo operacionalizado para essa fase inicial do ano letivo de 2021”.

A imersão ao Moodleé voltada aos alunos que estão ingressando na Unicentro, mas todos que tiverem interesse podem acompanhar e aprender a utilizar todas as funcionalidades da plataforma. “Nós também criamos uma disciplina para cada curso na plataforma Moodle, chamada Iniciação ao Moodle, para os primeiros anos, ou seja, apenas para os calouros. Então, todo conteúdo que os alunos tiverem contato durante o curso transmitido pelo YouTube, eles também terão nessa disciplina de Iniciação ao Moodle para praticarem, para colocarem em ação ou operacionalizarem dentro da plataforma”, diz Cleber.

Além de apresentar o Moodle, a imersão também mostra os caminhos para a realização, pelos alunos, das oficinas disponíveis no Licon, que é o Portal do Livre Conhecimento do Nead/Unicentro. A imensão teve início na última terça-feira (06) para os alunos do campus Santa Cruz e dos cursos integrais ofertados no Cedeteg. No dia oito de julho participam das oficinas os alunos dos demais cursos do Campus Cedeteg e dos cursos integrais do campus Irati. Já em 14 de julho, é a vez dos cursos noturnos do campus de Irati.