Curso de Ciências Contábeis promove campanha “Sua Solidariedade Também Contagia”

O Campus Irati e a Unidade Avançada de Prudentópolis da Unicentro estão desenvolvendo uma ação conjunta em prol da população em situação de vulnerabilidade social que reside na região. A campanha “Sua Solidariedade Também Contagia” é uma realização do Departamento de Ciências Contábeis em parceria com a Amcespar, que é a Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná, e com as Assistências Sociais dos dez municípios que compõem a organização.

A coordenadora da campanha e chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professora Marinês Taffarel, contextualiza como surgiu a ideia e quais os seus objetivos junto dos estudantes fomentadores das ações. “Foi uma iniciativa de professoras de Ciências Contábeis sensibilizadas pela condição, principalmente a partir do mês de maio de 2021, da situação de parte das unidades de saúde da região, bem como o conhecimento de que muitas famílias se encontravam numa situação de vulnerabilidade maior. Em um momento de pandemia, como o que estamos vivendo atualmente, esse envolvimento e conscientização se fazem ainda mais necessários. É fundamental para a formação e conscientização enquanto cidadãos e também para a formação e acadêmica de profissionais que estarão atuando no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”.

Segundo a docente, as Secretarias de Assistência Social dos municípios da Amcespar relataram as dificuldades enfrentadas como consequência tanto da escassez de recursos repassados, quanto do aumento no número defamílias que passaram a depender de políticas públicas.Aarrecadação solidária do curso de Ciências Contábeis tem como prioridade a coleta de alimentos não perecíveis. Também podem ser doados produtos de limpeza e higiene, agasalhos e cobertores. São vários os pontos de coleta entre os municípios que aderiram à campanha “Sua Solidariedade Também Contagia”.“Nos dez municípios em que estão sendo realizadas as coletas desses donativos, foram instalados, ao todo, aproximadamente 80 pontos de coletas. Depois, esses donativos serão recolhidos pela Assistência Social de cada município e repassados para a população do mesmo município que esteja demandando desta ajuda”, diz.

A destinação dos donativos será feita pelas Secretarias de Assistência Social de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Oprefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar Júnior Benato explana sobre como a Associação colaborou com a campanha idealizada pela Unicentro. “Nós somos parceiros da Unicentro e também da rede de arrecadação, que são os mercados e comerciantes. Fizemos a parte de divulgação. A Amcespar custeou todo o material gráfico e distribuição logística em cada município, para redistribuir para todos os pontos de arrecadação. Todos os municípios da Amcespar estando unidos nessa campanha desenvolvida de forma regional, o objetivo dela será cumprido de uma forma mais eficaz, arrecadando muitos benefícios às pessoas que precisam”.

A campanha “Sua Solidariedade Também Contagia” conta com representantes discentes em cada um dos municípios da região da Amcespar. Os estudantes estão envolvidos em diversas etapas da ação, como conta a acadêmica do quarto ano de Ciências Contábeis da Unicentro Mayhara Cristine Dias Alves de Oliveira, que moraem Teixeira Soares.“A gente entrou em contato com os empresários do município – donos de mercados, farmácias, papelarias -, perguntando se tinham interesse em fazer parte desta campanha de arrecadação, visto que tudo o que for arrecadado será investido no próprio município. Agora, nós temos divulgado, através do Instagram, WhatsApp e Facebook, sobre essa campanha, para que possamos alcançar cada vez mais pessoas e poder ajudar cada vez mais famílias”, explica.

Mayhara acredita que aparticipação em ações como a campanha de arrecadação de seu curso colaboram para que asuaformação na universidade ultrapasse teorias e desenvolva, também, o viés solidário em suas relações em comunidade.“Esse tipo de ação contribui para a formação de profissionais cada vez mais humanos, que se colocam no lugar do outro, que enxergam as dificuldades do outro e que, principalmente, pensam em estratégias para amenizar esse sofrimento, tanto individualmente, quanto coletivamente”.