Centro acadêmico do curso de Medicina da Unicentro realiza campanha Inverno Solidário

Centro acadêmico do curso de Medicina da Unicentro realiza campanha Inverno Solidário

Com os dias gelados de inverno, fica mais evidente o grande número de pessoas que necessita de proteção para enfrentar as baixas temperaturas na região de Guarapuava. Um simples casaco, blusa ou cobertor pode salvar a vida de alguém. Pensando em ajudar quem precisa, o Centro Acadêmico Marco Antonio Zago (Camaz), do curso de Medicina, organizou a campanha Inverno Solidário.

Esta é a segunda edição da campanha, que tem por objetivo reunir peças de vestuário, mantas e cobertores para repassar a diversas instituições da região. “A ideia é ajudar quem realmente precisa. Tem gente de várias cidades no curso de Medicina, eu mesmo sou do Rio Grande do Sul, e não importa o lugar que tu estejas, sempre vai ver alguém precisando de roupa, porque é frio. Eu vejo bastante isso aqui no Paraná, em Guarapuava também é um dos lugares mais frios e é bem visível essa necessidade do pessoal, realmente precisa”, disse o coordenador de extensão do Camaz, Leonardo Giovanella Battassini.

As doações podem ser feitas em 14 pontos dispostos pela cidade (confira os locais e endereços nas imagens abaixo) e serão distribuídas conforme a necessidade de cada destino, desde projetos que acolhem crianças até instituições que auxiliam adultos e idosos. “Tudo que esquente vai ser bem recebido, nós colocamos principalmente meia, touca, cobertor, casaco, moletom, blusa, manta, luva. O que esquentar está bom, porque essas pessoas realmente precisam”, afirma Leonardo.

Formado por nove acadêmicos do primeiro e do segundo anos do curso de Medicina da Unicentro, o Camaz foi criado em 2019 e, desde o início, leva em conta a importância de realizar campanhas e projetos sociais. “A importância é gigante, porque não adianta manter esse conhecimento só dentro da faculdade. Se não levar para a comunidade, não adianta, porque nós estamos aprendendo gratuitamente, não dá para negar, o governo está pagando isso para nós e nós precisamos devolver a nossa formação. Claro que ainda está no início, mas a ideia é fazer isso costume e tornar cada vez mais comum essa devolução do investimento estatal para a comunidade”.

No primeiro ano do centro acadêmico foram realizadas ações pontuais, além da primeira edição do Inverno Solidário. Segundo Leonardo, a intenção é transformar esses projetos em ações fixas. Entre as ideias estão atividades em hospitais, inspiradas em projetos como o Risologistas, que leva alegria aos pacientes. “Eu acredito que vai acabar ajudando a população, estamos aqui para isso, esse é o objetivo da Medicina: melhorar a qualidade de vida”, finaliza.

Deixe um comentário