Câmara Municipal de Coronel Vivida entrega Moção de Aplausos para a Unicentro

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, compareceu a primeira sessão desse mês de dezembro da Câmara Municipal de Vereadores de Coronel Vivida. Sua participação foi para receber a Moção de Aplausos n.03/2020, pelos 30 anos da universidade, completados no mês de junho. A homenagem foi uma proposição do vereador Naimar Cristiano Schnomberger, tendo em vista que a instituição, desde 2012, aestá presente no município. São oito anos formando profissionais, sobretudo professores. O primeiro curso ofertado na extensão universitária foi História. Depois veio Letras Português e, por fim, Matemática.

“Se nós não estivéssemos aqui, 100% dos nossos alunos não teriam condições de ir estudar, por exemplo, em Guarapuava. Não teriam condições de se sustentar lá. Essa é uma questão que eu faço sempre para os nossos alunos. É uma questão que eu justifico, uso sempre para fundamentar a re-oferta e a manutenção da extensão aqui. Esses nossos acadêmicos, acadêmicas, se não fosse pela extensão aqui, eles não teriam como ter acesso ao ensino público”, avalia o diretor da extensão da Unicentro em Coronel Vivida, professor Ismael Antônio Vanini.

O papel social desempenhado pela Unicentro no município, ressaltado por Vanini, foi a principal motivação para o vereador Naimar Cristiano Schnornberger propor uma Menção de Aplausos para a Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como argumento secundário os 30 anos comemorados pela instituição no último dia 13. “A Moção de Aplausos é a maior homenagem que uma entidade ou instituição pode receber da Câmara Municipal de Coronel Vivida. É uma manifestação política, por feitos relevantes, que caracterizam benefícios a sociedade. A Unicentro é de grande importância para o nosso município e região. Ter aqui uma das melhores universidades públicas do país, é uma honra e um orgulho para todos nós, principalmente pela formação acadêmica de qualidade e pelas ações em benefício de toda a comunidade”, reflete Schnornberger.

A extensão de Corovel Vivida é resultado de um convênio entre a Unicentro e a Prefeitura Municipal. À universidade cabe a oferta dos cursos de modo descentralizado, isto é, fora dos seus campi universitários: a realização do processo seletivo dos estudantes; o envio dos professores; e a integralização dos cursos, seguindo os mesmos moldes da oferta no campus sede. Já a prefeitura é responsável pelo transporte dos professores e pelos espaços físicos – salas de aula, laboratórios e bibliotecas. “É determinante observar, nesse tipo de parceria, quantas pessoas são beneficiadas. Então, quando a gente olha, observa, analisa esse convênio que nós temos, é algo que precisa ser comemorado junto com os 30 anos da instituição, porque ele representa muitas conquistas”, afirma o reitor da Unicentro.

A moção de aplausos, para Vanini, é repleta de significados. Afinal, “desde o início das atividades aqui, nós tivemos grandes conquistas e conquistas transformadoras, realmente transformadoras para a sociedade do sudoeste e para todos aqueles que acessam, que tem a possibilidade de frequentar o campus aqui e se formarem”.