Três trabalhos da Unicentro são ganhadores de prêmio nacional da área da Comunicação

Todos os anos, milhares de pesquisadores de comunicação de todas as regiões do Brasil participam do congresso da Intercom, que é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Entre os participantes estão os estudantes de graduação que apresentam os trabalhos produzidos no último ano letivo na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom. Este ano, três trabalhos da Unicentro, orientados pela professora Ariane Pereira, do Departamento de Comunicação Social, foram vencedores da etapa regional da Expocom, classificaram-se para a fase nacional e, agora, conquistaram também o primeiro lugar, sendo considerados os melhores do pais.

Para a docente, o momento é único, já que é a primeira vez que a Unicentro ganha três prêmios numa etapa nacional da Axpocom, e isso, afirma, é motivo  de grande alegria. “A Unicentro concorria com três trabalhos e ela saiu vitoriosa nas três modalidades em que concorria. É a primeira vez que a Unicentro ganha três prêmios numa única etapa nacional da Expocom. Esse é um momento memorável e, efetivamente, para que a gente possa comemorar”.

Florescer trabalha a violência contra a mulher nas escolas municipais de Guarapuava (Foto: arquivo Florescer)

Um dos trabalhos premiados foi o Florescer, ganhador na modalidade Projeto de Extensão. A ação extensionista é desenvolvida desde 2015, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, com o objetivo de promover a equidade entre os gêneros e acabar com a violência contra a mulher. Os participantes do projeto trabalham com crianças do terceiro ano do  ensino fundamental nas escolas publicas do município.

Na visão de Mayara Maier, acadêmica do quarto ano de Jornalismo  e integrante do Florescer, o reconhecimento nacional do trabalho pode levar ao desenvolvimento de outros projetos visando a prevenção da violência contra a mulher no país. “Ser reconhecido como melhor projeto de extensão na área de comunicação do Brasil só mostra a importância desse projeto, não só para nós, para as crianças, para os familiares, para as escolas, para guarapuava, para a Unicentro, mas para toda a sociedade. Só quando a gente alcançar efetivamente a equidade, é que a gente vai conseguir diminuir esse índice de violência contra as mulheres”.

Já projeto experimental “Violência sexual: a culpa não é sua”, desenvolvido pelos egressos Paula Claro, Renatha Giordani, Priscilla Pollon e Feziel Hhomas, foi ganhador em duas categorias – Produção Multimídia e Site. O trabalho foi desenvolvido a partir da demanda do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Guarapuava, para conscientizar e apoiar mulheres vítimas de abuso sexual, como explica a jornalista e uma das idealizadoras do projeto, Paula Claro. “Com o projeto, nós buscamos reunir em um só lugar as informações sobre a violência sexual, desde como identificar uma, mostrar que não é só o estupro que caracteriza esse violência e também mostrar para as vítimas que elas têm direitos – direito a apoio jurídico, apoio psicológico e assistência social”.

Para Renatha Giordani, jornalista e também idealizadora do projeto, com o prêmio, a qualidade das produções da Unicentro pôde ser mostrada para todo o Brasil. “Eu sinto que a gente conseguiu mostrar um pouco de Guarapuava para o país. A gente pôde mostrar que a universidade pública do interior tem muito potencial, pode fazer muitas coisa boa, ela tem muita força”, finaliza.