Novo modelo de financiamento de pesquisa e inovação é lançado

Uma reunião marcou o início de um novo arranjo de pesquisa e inovação: o Napi Centro-Sul. A proposta é a de um novo modelo de fomento, visando o desenvolvimento regional. O Napi Centro-Sul vai funcionar como mais uma importante ferramenta para o processo de consolidação daquilo que nós chamamos de ecossistema de inovação. Hoje nós temos universidades, centros universitários, iniciativa privada, terceiro setor, poder público, associações civis, enfim, uma série de atores atuando decisivamente, coletiva ou individualmente, em favor desse ecossistema”, explica o diretor de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade da Unicentro, professor Marcio Fernandes.

Os ecossistemas regionais de inovação, detalha Marcio, têm como objetivo mobilizar e integrar os pesquisadores para ter um olhar mais focado, captando as especificidades de desenvolvimento da região centro-sul. Todos esses atores pensando em mudanças, em melhorias de processos, em lançamento de produtos, em patentear ideias”.

Na primeira etapa do projeto, será lançado um edital de apoio financeiro para ideias empreendedoras em distintas áreas. Segundo Marcio Fernandes, serão beneficiadas 25 propostas que podem estar em fase inicial de desenvolvimento ou mais avançadas. Entre essas, 15 projetos deverão ser provenientes do meio acadêmico e as outras 10 iniciativas poderão ser de empreendedores que não estejam vinculados à universidades. No total, serão disponibilizados 700 mil reais, divididos igualmente entre as iniciativas.

No que se refere a Unicentro, é mais uma oportunidade para que professores, alunos da graduação, alunos da pós-graduação, docentes possam colocar suas ideias em prática. Muitas vezes, a gente tem lá o TCC, uma iniciação científica, uma tese de doutorado ou mesmo uma ação extensionista, enfim, projetos, ações que alguém ou um grupo dentro da Unicentro acaba desenvolvendo e que a partir de certa altura precisa de um aporte financeiro para materializar, para desenvolver um protótipo, para melhorar um processo ou pra melhorar um produto que já existe, uma técnica, ferramenta, algo que já existe… e aí não é só para quem está lá nas áreas duras, nas ciências duras, como se diz, e sim, o nosso objetivo, tanto é que o edital que vai sair tem um foco muito forte nisso, é que profissionais das ciências humanas participem, que novos profissionais egressos dos cursos de licenciatura participem, profissionais de ciências sociais também. Então, nós queremos abranger todos os campos de conhecimento que a universidade oferta”.

A apresentação da estratégia Napi Centro-Sul foi feita pelo professor Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária e contou com a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, e do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.